Na manhã do dia 2 de dezembro, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Bananeiras, Araruama-RJ, o Arcebispo Metropolitano de Niterói, Dom José Francisco, ordenou 22 diáconos permanentes, e, neste sábado, dia 16 de dezembro, o Bispo Auxiliar de Niterói, Dom Geraldo de Paula, ordenou 11 diáconos permanentes, na Paróquia Nossa Senhora do Amparo em Tanguá – RJ. Ambas as Celebrações estiveram repleta de fiéis para verem e participarem das cerimônias para as ordenações de 33 novos diáconos.
“Com a força do Espírito, vocês serão servidores, empregados, no ministério da Palavra, do altar e da caridade.” afirma, Dom José Francisco.
Durante a homilia de Dom José Francisco, dia 9 de dezembro, ele destacou: “…Ao serem ordenados diáconos, vocês receberão a graça do Espírito Santo, que os fortalecerá para testemunhar que são amigos de Jesus, que o amam profundamente como verdadeiros discípulos. Com a força do Espírito, vocês serão servidores, empregados, no ministério da Palavra, do altar e da caridade.”.
O Arcebispo de Niterói finalizou seu Sermão, dizendo: “… A missão de vocês é a de ser um despertador da comunidade, recordando que não existe seguimento de Jesus sem conversão diária em direção à caridade de Cristo. Pois, quem se exaltar será humilhado e quem se humilhar será exaltado. Essa missão será vivida na vida matrimonial, como é o caso da maioria de vocês, e para alguns no estado do celibato, mas todos na obediência ao Bispo, testemunhando o espírito de comunhão com Cristo e da liberdade interior, para melhor se dedicar às necessidades da Igreja e dos irmãos.”.
E finalizou : “ O maior dentre vós, deve ser aquele que vos serve. Esse é o desejo a ser desejado. O maior de todos. Essa foi a proposta que vocês escolheram, para o dia de hoje, e para todos os dias que se seguirão. Foi esse o projeto que os fez chegar até aqui. É essa a alegria de se verem livres em Cristo e com Cristo.”.

No dia 16 de dezembro, a ordenação foi presidida pelo Bispo Auxiliar Dom Geraldo de Paula e contou com a presença de Dom Alano Maria Pena, Arcebispo Emérito e o Clero convidado, que acolheram os novos ordenados ao serviço da Igreja.
Ao todo, foram ordenados 33 diáconos na ArqNit que foram formados sob o olhar orientador de Monsenhor Guedes, diretor da escola diaconal Maria Auxiliadora. O rito das ordenações, com a apresentação dos 11 diáconos, foi iniciado logo após a leitura do Evangelho. Na sequência, houve a homilia, do Bispo Auxiliar, Dom Geraldo de Paula, que enfatizou que essa foi a primeira vez que ordenava diáconos permanentes.

Na sequência, desenvolveu-se o rito de ordenação. Ao final, os novos diáconos receberam os paramentos e foram apresentados oficialmente aos fiéis, que os cumprimentaram com uma calorosa salva de palmas. Neste momento, a emoção tomou conta de muitos deles, seja através das lágrimas, seja dos sorrisos incontidos. Os 33 diáconos permantes recém-ordenados são:
No dia 2 de dezembro por Dom José Francisco, Arcebispo de Niterói:
1 – Adgilson Francisco Flor
2 – Alcilon Barcelos Ferreira
3 – Alcimar da Silva Souza
4 – Alexandre Augusto Costa Queiroz
5 – Anderson Alexandre Lessa
6 – Anderson Zózimo Pereira de Medeiros
7 – Cristiano José Bussinger
8 – Edison Santana Ribeiro dos Santos
9 – Erasmo Carlos de Oliveira dos Santos
10 – Fábio da Costa Pereira
11- Francisco Augusto dos Santos Corrêa
12 – Gelson Daniel Martins da Fonseca
13 –Geneval Marins Nogueira
14 – Heider de Azevedo Neves
15 – Lucio Campos Soares
16 – Marcelo Moraes Barcelos
17 – Marcelo Passos Pereira
18 – Mariozan da Silva Souza
19 – Rafael Vidal Rabelo
20 – Robson Batista da Silva Rangel
21 – Vinícius da Silva Ferreira
22 – Vitor Gomes Coelho
Reveja aqui:
No dia 16 de dezembro por Dom Geraldo de Paula, Bispo Auxiliar de Niterói:
1 -Adalberto Macedo do Amaral
2 -Ademir Cesario da Silva
3 – Alexandre Carvalho
4 – Aroldo Pereira Carvalho
5 – Avanildo Ramos dos Santos
6 – Denis Braga Quintanilha
7 – Elisson Souza
8 – Marcos Antônio de Souza Leal
9 -Rodrigo Lopes Ferreguetti
10 -Sebastião Moreira da Silva
11 -Welinton Luiz Amolinário da Silva
Reveja aqui:
Por João Dias/Íngrid Bianchini
Imagens: Thiago Maia