Com início em 17 de julho, a novena de Santa Ana reuniu fiéis na Paróquia dedicada à Padroeira dos avós, em Itaúna – São Gonçalo. Nesta ocasião, foram celebrados os 48 anos da fundação da Paróquia de Santa Ana. Alguns convidados que ajudaram na construção desta história participaram da Santa Missa , presidida pelo Pe. Cassio, “filho” da comunidade.
Os dias oracionais seguem até a próxima terça-feira, 25, e contará com a presença de sacerdotes convidados. Todos os dias , haverá recitação do Santo Terço , às 18h20, seguido de missa. Os devotos , também , participarão, de 21 a 25 de julho, dos festejos externos tais como quadrilhas, músicas ao vivo e barraquinhas.
O tradicional angu à baiana está marcado para domingo , 23/07 , a partir das 12h, com prato alternativo de churrasquinho misto. Após , um show de prêmios animará toda a comunidade.
Dia da Padroeira
Quarta-feira, 26 de julho é o dia em que se comemora São Joaquim e Santa Ana, pais de Nossa Senhora e padroeira dos avós. As festividades terão início , às 8h , com a Santa Missa e , logo após , um café da manhã dedicado aos avós.
A procissão em honra a Sant’Ana percorrerá as ruas da comunidade, com saída às 18h , seguida da Missa Solene.
Em Niterói haverá programação
Na Basílica Porciúncula de Sant’Ana, no bairro de Santa Rosa, Niterói, no dia da padroeira haverá missa às 8h, 15h e 18h. A comunidade convida os fiéis e devotos para participarem deste dia festivo, com uma missa especial pelo avós às 15h.
Curiosidade
A princípio, apenas Santa Ana era comemorada, e em dias diferentes , no Ocidente e no Oriente. Porém, em 1969, após o Concílio Vaticano II, os pais de Maria passaram a ser celebrados em uma única data, 26 de julho.
“São Joaquim e Sant’Ana, avós de Jesus, exemplos de perseverança na fé e na criação da mãe do Salvador, intercedam a Jesus por todos os avós neste dia. Amém.”
Por Íngrid Bianchini
Arte e Fotos PASCOM Itaúna