Alegria, emoção e agradecimentos marcam a entrega da comenda Papal

No dia 23 de dezembro, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Galo Branco, São Gonçalo, recebeu o Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco, para a Santa Missa do 4º Domingo do Advento. Na Celebração, o Arcebispo entregou à senhora Cremilda, em nome do Santo Padre, o papa Francisco, a Comenda Pontifícia de Benemérita, pelos trabalhos prestados à frente da Pastoral Carcerária Arquidiocesana.

Trata-se de uma homenagem raríssima que a senhora Cremilda de Jesus Gonçalves recebeu naquele dia, na matriz de Nossa Senhora Aparecida, Galo Branco, em São Gonçalo. Em sua homilia, destacou o Arcebispo Metropolitano: “Estamos reunidos na fé e na alegria, neste 4º domingo do Advento, para manifestar nosso carinho e reconhecimento à Cremilda, com a entrega da medalha PELA IGREJA E PELO PAPA. No final da celebração, também, vamos dar a posse para a nova Coordenação das Pastorais Sociais da nossa Arquidiocese de Niterói.”.

E acrescentou :”Hoje, estamos reunidos para conceder, em nome do Papa Francisco, a outra serva do Senhor, a Cremilda, a medalha Pro Ecclesia et Pontifice (Pela Igreja e pelo Papa), também, conhecida como Cruz de Honra. Essa é a mais alta honraria concedida pelo Papa a clérigos e a cristãos leigos, por relevantes serviços prestados em favor da Igreja e do Papa.”.

Ele prosseguiu: “Eu estou feliz por termos concedido esse título para a Cremilda, que, além de ser a mãezona de todos nós, não só da própria família, sempre deu o testemunho de serviço aos irmãos, especialmente aos mais necessitados. Foi professora, catequista, participou da Legião de Maria, do Cursilho, do ECC, fundou a comunidade de Nossa Senhora dos Navegantes, em Manaus, e, principalmente, no serviço junto aos encarcerados, há mais de 35 anos, como agente da Pastoral, representante da Macrorregião Sudeste da Pastoral Carcerária Nacional, membro da Coordenação Estadual da Pastoral Carcerária do Regional Leste 1 e coordenadora da Pastoral Carcerária de nossa Arquidiocese, até o ano passado. Vejam que a Cremilda seguiu o exemplo de Maria e se colocou como serva.”.

E finalizou: “Essa celebração, com a entrega da medalha pontifícia, desperte , nos corações de todos nós, o desejo de continuarmos servindo, como Maria, e acolhendo o plano de Deus em nossas vidas e em nossa história.”. Dom José lembrou, ainda, a importância de estarmos atentos, mesmo diante “…de tantas situações que nos fazem perder a esperança e desacreditar que o nosso mundo tem jeito. Quando a angústia se aproxima, quando nos vem a pergunta se vale a pena ser bom, diante das situações de violência e morte, quando parece que a vida perdeu seu sentido, olhemos para Maria e reconheçamos que a nossa vida e a vida do mundo têm jeito se fizermos a vontade de Deus.”.

“Com Maria e a seu exemplo, digamos a Deus: Eis aqui a serva, o servo do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra.”, concluiu, assim, seu sermão, o Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco.

Reveja a íntegra da Celebração Aqui:

Por João Dias
Fotos: Pascom Nossa Senhora Aparecida
Imgens: Íngrid Bianchini/Francisco

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Postagens Relacionadas
Total
0
Share