Em mensagem gravada no início de janeiro, Francisco pede aos jovens que cultivem a escuta atenta e lembra a importância dos avós.
Vídeo gravado no início de janeiro mostra o Papa Francisco dirigindo-se aos jovens participantes da iniciativa Oficinas de Escuta: “Não se esqueçam dos avós, eles nos ensinam muito”.
“Querido jovem e querida jovem, uma das coisas mais importantes na vida é escutar, aprender a escutar. Quando uma pessoa fala com você, espere até que ela termine, a fim de entendê-la bem e, depois, se quiser, diga alguma coisa. Mas o importante é escutar.”
Este é o convite do Papa Francisco feito aos jovens num vídeo gravado, em 8 de janeiro passado, num celular por um hóspede da Casa Santa Marta. A mensagem, publicada no site da revista semanal italiana Oggi, foi dirigida aos jovens que participam da Oficina de Escuta, uma iniciativa criada por Luca Drusian que envolve jovens e adultos em diferentes temas, permitindo que muitos experimentem a beleza de serem escutados, de escutarem a si mesmos e aos outros.
O Papa, que aparece em trajes informais no vídeo, reiterou este conceito: “Olhem atentamente as pessoas, elas não escutam. No meio de uma explicação, elas respondem, e isso não contribui para a paz. Escutem, escutem bastante.”
Junto com a inevitável exortação: “Não se esqueçam dos avós. Os avós nos ensinam muito.”
Palavras que se adaptam bem a este domingo, que marca a conclusão do Jubileu dos Adolescentes em Roma.
Imagens e texto base: Vatican News