Turismo e investimentos verdes: Mensagem para o Dia Mundial do Turismo

Por ocasião do 44º Dia Mundial do Turismo, Dom Rino Fisichella, Pró-Prefeito do Dicastério para a Evangelização – Seção para as Questões Fundamentais da Evangelização no Mundo, envia uma mensagem que relembra pontos do magistério do Papa Francisco sobre o cuidado com a criação.

A Organização Mundial do Turismo propôs o tema “Turismo e investimentos verdes” para a celebração, no dia 27 de maio, do 44° Dia Mundial do Turismo. E a Igreja, através do magistério do Papa Francisco, pode oferecer luzes às atividades desenvolvidas em muitas realidades onde está presente, e colabora de forma direta ou indireta no setor.

O turismo, tema estreitamente associado à valorização e ao cuidado com a casa comum, pode tomar para si as boas práticas enunciadas na Encíclica Laudato si’, comprometendo-se com investimentos sustentáveis, enfatiza Dom Fisichella, Pró-Prefeito do Dicastério para a Evangelização, em sua mensagem. “Favorecer investimentos sustentáveis também é um testemunho de fé que se baseia no respeito pela natureza, criada e confiada a nós por Deus.”

O Pró-Prefeito também destacou que a comunidade cristã sente diretamente a necessidade de realizar encontros sobre os temas relativos ao cuidado com a casa comum, sentindo um apelo particular durante o período do verão, onde muitas pessoas aproveitam a oportunidade para um maior contato com a natureza. Ao mesmo tempo, num contexto em que a indiferença é exagerada, “é decisivo para os cristãos testemunhar uma acolhida que deixe as pessoas à vontade e as faça experimentar a fraternidade”, destacou.

A mensagem ainda destacou a preocupação com uma economia sustentável, que não tenha como objetivo a maximização do lucro, mas mantenha em seu horizonte a dignidade humana; ressaltou o caminho da beleza, como parte integrante do anúncio do Evangelho; e a necessidade de um turismo responsável.

A economia e a ecologia conduzem reciprocamente à casa comum, da qual todos precisam se sentir responsáveis, continua Fisichella. “Ser porta-voz de uma mensagem que projeta um turismo que respeita a pessoa e o meio ambiente e abre o caminho para compreender a bondade do Pai que alcança a todos em seu amor.”

Por fim, Dom Fisichella expressa sua gratidão aos profissionais do turismo, desejando que mantenham vivo o compromisso do cuidado com a criação, “mantendo firme a esperança de construir um futuro juntos.”

Por Ir. Grazielle Rigotti, ascj – Vatican News
Foto: Vatican Media

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Postagens Relacionadas
Total
0
Share