No domingo dia 7 de agosto, na paróquia Porciúncula de Sant’Ana, aconteceu uma belíssima Celebração Eucarística, pelos 21 anos da Pastoral do Surdo na Arquidiocese. Presidiu a Santa Missa Frei Sérgio Pagan, que é o dirigente espiritual da Pastoral. Estavam presentes na Santa Missa a coordenadora Ana Maria Reys e representantes da Pastoral de Niterói, São Gonçalo, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Lagoa, Méier, Jacarepaguá, Tijuca Penha e Campo Grande.
Marilene Gonçalves, intérprete da pastoral do Surdo de Niterói, contou que o Bruno Scapolan, sabe libras e fez a sinalização do Evangelho na Celebração Eucaristica. Na Cerimônia também aconteceu a bênção das mãos dos intérpretes.
“Os seus membros organizaram um retiro para celebrar junto as demais comunidades da Regional Leste 1. Estiveram presentes 129 pessoas. A temática do retiro foi “Amar a Deus e ao próximo seguindo o exemplo de Jesus. A palestra tema foi ministrada por Frei Bruno Scapolan ofm. Frei Bruno e um jovem frade que domina Libras: sua mensagem vai direto ao coração do surdo! Muito podemos trocar e aprender com ele!”, disse, Marilene Gonçalves.
“Os dois pontos centrais do retiro foram: a celebração da missa e da penitência, ambos momentos presididos por Frei Sérgio Pagan ofm, dirigente espiritual da Pastoral do Surdo por mais de 12 anos! A ele gratidão pelo apoio de sempre! Durante a celebração da missa, Frei Sérgio abençoou as mãos dos intérpretes: mãos que evangelizam… momento muito significativo para todos. Cada surdo se sentiu representado pelo intérprete de sua comunidade nesse momento!” afirmou ela na nota.
E finalizou agradecendo, dizendo: “Nosso carinho a nossa coordenadora: Ana Maria Reys pela dedicação e a comunidade da igreja da Porciúncula de Sant’Anna que de braços abertos acolhe a Pastoral! Que Deus nos dê forças para perseveramos! Que São Francisco de Sales e Nossa Senhora do Silêncio protejam-nos hoje e sempre! Paz e Bem!”, conclui Marilene Gonçalves, intérprete da Pastoral do Surdo de Niterói.
Para informações sobre a Pastoral no e-mail: [email protected].
Por João Dias
Fotos: Marilene Gonçalves