Padre Carmine: “Esperamos agora levantar a grande cúpula da Catedral”

Maquete da Nova Catedral São João Batista ganha vitrine nacional na ExpoCatólica 2025 e, após a feira, ficará em exposição permanente no alto do Corcovado

A Nova Catedral São João Batista, que está sendo construída na as margens da Baia de Guanabara, Centro de Niterói, ganhou destaque nacional com sua apresentação na ExpoCatólica 2025, a maior feira do segmento católico da América Latina. No estande do Instituto Redemptor, fruto de uma parceria inédita entre as Arquidioceses do Rio de Janeiro e de Niterói, a maquete do projeto — assinado por Oscar Niemeyer — tem atraído olhares e despertado o coração dos fiéis.

O padre Carmine Pascale, Vigário Geral da Arquidiocese de Niterói, destacou com entusiasmo em vídeo publicado no perfil oficial da  Arquidiocese de Niterói no Instagram e áudio divulgado no programa Niterói na Catedral:

“Estamos aqui na ExpoCatólica, muito contentes porque o Instituto Redemptor abriu um espaço para a nossa Arquidiocese de Niterói expor esse projeto magnífico que estamos construindo. Não é só uma catedral, mas um complexo arquitetônico de autoria do Oscar Niemeyer, que vai abrigar não só o templo religioso — a Igreja-Mãe da Arquidiocese — como também um conjunto de equipamentos culturais e sociais que vão atender não só nossa Igreja, mas também todo o município e cidades vizinhas.”

A visita à feira reforça a mobilização por essa Obra de Fé, como está sendo chamada a Nova Catedral. “Contamos com a colaboração de todos para que venham conhecer essa obra, que já está avançada”, completou padre Carmine.

“A fundação já foi feita, a nave da igreja está erguida e os anexos estão em construção. Esperamos agora levantar a grande cúpula, que tem um simbolismo artístico e religioso muito interessante: um grande solidéu, símbolo episcopal, com uma mitra encimada por uma cruz. Será visível de todas as partes, inclusive do Cristo Redentor.”

A presença no estande do padre Alex Abreu, administrador da Mitra Arquidiocesana, também simboliza o empenho da Arquidiocese em dar visibilidade e mobilizar o povo em torno desse sonho coletivo. Ele declarou:

“Com grande alegria, em parceria com o Instituto Redemptor, apresentamos a maquete da nossa futura Catedral de São João Batista na ExpoCatólica, a maior feira do segmento católico da América Latina.

Levamos a esta importante vitrine da fé não apenas um modelo arquitetônico, mas o símbolo de uma grande obra que vem sendo construída com esperança, oração e amor: a nova Catedral, que se consolida como um marco de identidade, espiritualidade e missão para toda a nossa Arquidiocese.

Nosso objetivo é anunciar essa boa nova a todos os cristãos, convidando-os a se unirem a nós nessa caminhada. Estendemos nossas mãos e abrimos o coração àqueles que desejam colaborar como benfeitores desta obra, apaixonados pela fé, pela beleza da arquitetura sacra, pela cultura cristã e pelo turismo religioso.

Que essa iniciativa inspire mais pessoas a se envolverem com este sonho que é de todos nós. A nova Catedral é mais do que um projeto: é um testemunho vivo da nossa fé em Cristo e do nosso compromisso com a evangelização.”

Do alto do Corcovado, para o Brasil

A parceria entre as Arquidioceses do Rio e de Niterói foi firmada por convite do Cardeal Dom Orani João Tempesta, por meio do padre Omar Raposo. A maquete será levada, após a ExpoCatólica, ao alto do Corcovado, onde ficará em exposição permanente no Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor.

O anúncio foi feito pelo reitor do Santuário, padre Omar, em publicação do dia 3 de julho no Instagram oficial do Santuário Cristo Redentor:

“Somos uma só Igreja, unida na missão de preparar os caminhos do Senhor.”
Segundo ele, o Santuário acolhe com alegria a missão de apresentar ao país essa obra de fé, permitindo que milhares de peregrinos conheçam e apoiem a construção da Obra de Fé.

A importância de sua contribuição

A continuidade e o sucesso da construção da Nova Catedral dependem diretamente da generosidade de fiéis, amigos e empresários. Cada doação é crucial para a aquisição de materiais, a manutenção da equipe de trabalho e o avanço das próximas etapas.

A Arquidiocese de Niterói reitera o convite à participação. A Nova Catedral é um legado de fé que está sendo construído com a colaboração de todos. Para contribuir e fazer parte desta história, os interessados podem acessar os canais oficiais:

A Nova Catedral São João Batista é mais do que uma construção; é a materialização de um sonho coletivo, impulsionado pela fé e pela união de uma Arquidiocese dedicada. 

Foto e vídeo: Instituto Redemptor

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Postagens Relacionadas
Total
0
Share