Seminário São José realiza chá beneficente, amanhã às 15h

O Seminário São José, local de formação dos futuros sacerdotes da Igreja particular de Niterói, terá uma tarde de confraternização e de lazer, com um delicioso chá.  A grande novidade desta edição é a participação do padre Ricardo Whyte, que lançará seu novo livro “UM FACHO DE LUZ – A trajetória missionária de Pe. Ricardo Whyte. Participe e ajude o Seminário Arquidiocesano.

O encontro será amanhã, 15 de outubro, a partir das 15h, à Rua Doutor Genserico Ribeiro, 59, São Lourenço. Um momento de partilha e descontração, após às 18h30 acontecerá a Santa Missa.

Os padres formadores e os seminaristas, organizam o chá beneficente, com o intuito de angariar donativos para o Seminário, que completou 113 anos de fundação, no dia 11 de janeiro, e desde 1909, vem formando sacerdotes. Por Decreto Imperial, de 02 de dezembro de 1854, o prédio pertenceu à 1a Baronesa da Soledade, Francisca Elisa Xavier, grande proprietária de terras, na região dos atuais bairros de São Lourenço e Fonseca.

O título de Baronesa da Sociedade foi conferido à Francisca Elisa Xavier, por Dom Pedro II, em 1854. Após a sua morte, a propriedade foi vendida ao Comendador José Duarte Galvão Júnior, e em 1897, cedida à Diocese de Niterói, hoje Arquidiocese de Niterói, depois de permanecer muitos anos fechada. Em 1909, ali se fixou o Palácio Episcopal, por iniciativa do Bispo da época, Dom Agostinho Benassi e, no mesmo ano, passou a abrigar o Seminário Diocesano São José.

Em 30 de dezembro de 1992, pelo processo de número 6.539, o prédio foi tombado pelo município de Niterói: “… sob o risco de caráter neoclássico do arquiteto italiano Antônio Forchini, apresenta uma composição simétrica em todas as fachadas. O corpo central possui, no pavimento térreo, o acesso principal, precedido por uma escada de convite. Quatro janelas, dispostas duas a duas, ladeiam a porta. No pavimento superior, cinco janelas francesas se abrem para um balcão sacado e corrido. A fachada principal se completa com a presença de dois corpos, dispostos simetricamente, contendo, cada um, duas janelas por pavimento. Todo o prédio é encimado por entablamento, platibanda e frontão triangular na fachada principal, possuindo pilares e cunhais com capitéis clássicos” (Trecho do Decreto de Tombamento).

Os seminaristas agradecem a todos os amigos e benfeitores, pela generosidade. Os convites para o chá custam apenas 10 reais. Informações pelo número (21) 2717-1855.

Por João Dias
Arte: divulgação

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Postagens Relacionadas
Leia mais

Paróquia de São João Batista, em São Pedro da Aldeia, inaugura Cruzeiro

A paróquia de São João Batista de São Pedro da Aldeia inaugura Cruzeiro A cruz foi afixada no morro do Rosário da Cruz, próximo à comunidade paroquial, e quer ser um sinal de salvação e de fé, para todos os que para ela elevarem seus olhares. Padre José Alves fala sobre a importância dessa nova obra, em São Pedro da Aldeia e destaca que seu desejo, ao fazer a inauguração no mês de setembro, ocorreu por conta da Celebração da Exaltação da Santa Cruz, no dia 15. “A iluminação foi feita em Led. Quando os fiéis passarem na pista, indo para Arraial do Cabo, Cabo Frio, olhando do lado esquerdo, terão essa bela imagem durante a noite. A cruz pode ser vista por quem está vindo pela ponte de Cabo Frio, e também vindo pelo shopping. Para os que estão vindo pela rodovia Amaral Peixoto, será possível admirá-la, após a ponte. Vale destacar que também, que durante o dia temos uma vista espetacular! Nosso intuito, também foi privilegiar o mês em que acontece a Exaltação da Santa Cruz “, disse o sacersote. Com informações de Padre Zito Por Pe. Ricardo Mota

O post Paróquia de São João Batista, em São Pedro da Aldeia, inaugura Cruzeiro apareceu primeiro em Arquidiocese de Niterói.