Tem início o Retiro Canônico do Clero 2022 em Aparecida-SP

Casa da Mãe Aparecida está recebendo o Retiro Canônico dos Presbíteros 2022, que teve início ontem dia 12 e se estende até o 15 de julho. Neste ano, os sacerdotes da Arquidiocese de Niterói estão reunidos nas dependências do Seminário Jesus Bom Pastor, em Aparecida.

Padre Cláudio Lima, coordenador do SECOM e PASCOM, explicou: “Neste ano, o Retiro Anual do Clero será conduzido por Dom Gilson, Bispo de Nova Iguaçu.Com a Santa Missa celebrada na Capela da Pousada Bom Jesus, os sacerdotes, juntamente com o Arcebispo Dom José Francisco e o Bispo Dom Gilson, elevaram a Deus a ação de graças e preces por todo o Povo de Deus. Na homilia, o pregador do Retiro ressaltou a importância destes dias o significado da conversão: um passo à frente na experiência do seguimento a Jesus. Que todos possas nestes dias rezarem por nossos sacerdotes.”.

“Mais uma vez, o final do retiro será na Basílica de Aparecida com a Santa Missa, no sábado, as 6h seguida do Terço Mariano.”, finalizou padre Cláudio Lima.

No documento 104 da CNBB, com o título: Comunidade de comunidades, uma nova paróquia na página 24, destaca que para fazer um retiro é necessário que haja disposições interiores, tais como, silêncio, meditação, oração pessoal e entrega para uma revisão de vida, que no caso dos presbíteros diz respeito à renovação do compromisso ministerial assumido no dia da ordenação presbiteral. É uma experiência de renovação para que nós, ministros ordenados, sejamos semelhantes ao Bom Pastor que era acolhedor, tinha cuidado especial para com os pobres, os doentes e não excluía ninguém.

Segundo o Código de Direito Canônico, no cânon 276 § 2 4º, descreve que é uma oportunidade para o crescimento espiritual dos presbíteros e para reforçar a unidade com seu bispo. Ele completa dizendo ser uma obrigação.

Veja o roteiro:

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Baixe aqui.

Por João Dias
Fotos: Padre Cláudio Lima

Total
12
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Postagens Relacionadas
Leia mais

Matriz de São Gonçalo recebe conhecimento de seu território com fundação em 1579

Matriz de São Gonçalo confirma registros de fundação do século XVI No último dia 02 de setembro, passados mais de 450 anos, a Igreja Matriz de São Gonçalo de Amarante foi reconhecida através de ata notarial, registrada em cartório no município, como propriedade da Arquidiocese de Niterói. Padre André, pároco da comunidade, explica o desenrolar da documentação. “Foi um longo processo, mas que está próximo de terminar, com a retirada do Registro Geral de Imóveis (RGI), no mês de outubro de 2020. Todo esse processo foi instrumentalizado com pareceres históricos, que trouxeram as evidências necessárias para que ficasse comprovada a posse do terreno onde foi construída a Paróquia ainda no século XVI.” Na ocasião, em reunião privada, estiveram presentes as autoridades eclesiásticas, municipais e estudiosos, para testemunhar esse marco para a cidade, que é o reconhecimento oficial do terreno da Igreja Matriz, local onde o município teve seu início, no entorno da antiga capela, ali erigida em 1579. Com informações de Padre André Luís Por Padre Ricardo Mota  

O post Matriz de São Gonçalo recebe conhecimento de seu território com fundação em 1579 apareceu primeiro em Arquidiocese de Niterói.