Missa na Basílica de São Paulo Fora dos muros encerra a Visita Ad Limina do Regional Leste 1

Na tarde desta sexta-feira, 7 de outubro, Dia de Nossa Senhora do Rosário, o Arcebispo Metropolitano de Niterói e Presidente do Regional Leste 1 da CNBB, Dom José Francisco Rezende Dias, presidiu a Santa Missa na Basílica Papal de São Paulo Fora dos Muros, encerrando assim a Visita Ad Limina Apostolorum dos bispos do Estado do Rio de Janeiro.

Foram cinco dias intensos de trabalho, oração e fraternidade que se iniciaram com a celebração da eucaristia na cripta da basílica vaticana de São Pedro e o encontro com o Papa Francisco e conclui-se, providencialmente, com a visita ao Dicastério para a Evangelização e a missa na Basílica dedicada ao Apóstolo dos Gentios. Curiosamente a abadia recebe este nome por ter sido construída fora dos Muros Aurelianos que protegiam a antiga cidade de Roma. De beleza exuberante a igreja foi erguida sobre o que a Tradição conta ter sido o local onde São Paulo foi sepultado. Juntamente com as Basílicas de São Pedro, São João de Latrão e Santa Maria Maior é uma das quatro Basílicas Papais de Roma.

Em sua homilia, o Presidente do Regional Leste 1, iniciou falando de gratidão, louvando a a Deus por todos e todas que colaboraram para que a Visita Ad Limina fosse um tempo de graça no Senhor. E seguiu exortando os presentes sobre festa mariana que celebravam, o Dia de Nossa Senhora do Rosário.

Segundo o portal Vatican News, “As origens do santo Rosário remontam ao ano 1212, quando São Domingos de Gusmão, durante sua permanência em Toulouse, viu a Virgem Maria, que lhe entregou o Rosário, como resposta a uma de suas orações, para saber como combater a heresia albigense. A vitória alcançada levou-o a ver na oração do Rosário o instrumento para encontrar refúgio e conforto, força e confiança para enfrentar e superar as dificuldades da vida, encontrando no terço o ‘escudo’ para vencer as heresias. A ‘entrega’ do rosário pela Virgem Maria e a sua simplicidade contribuíram para a difusão desta prática de piedade entre o povo, reconhecida pelo Papa Francisco como ‘mística do povo’.”, descreve o site.

Leia a íntegra da homilia de Dom José Francisco:

​“Queridos irmãos no sacramento da Ordem, queridos irmãos e irmãs no Batismo. Aqui, nos reunimos na Basílica de São Paulo, nesse último dia de nossa peregrinação e visita à Sé de Pedro. Hoje, nossa Eucaristia tem a tônica de ação de graças a Deus por tudo o que Ele permitiu que vivêssemos nesses dias. Agradecemos a Deus, trazendo no coração e na oração, todos aqueles que nos acolheram, especialmente, o Papa Francisco, os representantes dos Dicastérios, os irmãos da Opera dela Chiesa, do Colégio Pio Brasileiro e aqueles que nos acompanharam, com suas orações, lembrando nossas Arquidioceses e Dioceses e, de modo especial, agradecer à Rede Vida de Televisão, nas pessoas de Luciana e Paulo.

Aqui, nesta Basílica, somos convidados a renovar nossa fé e nosso ardor missionário, a exemplo do apóstolo Paulo que doou sua vida pela causa de Jesus, anunciando o Evangelho às nações.

Estamos no mês missionário, quando celebramos o Dia de Nossa Senhora do Rosário, que é a primeira sexta-feira do mês e dia do aniversário de Dom Alano. Ontem, foi aniversário da Luciana que nos acompanhou. Portanto, são muitos os motivos para agradecermos e louvarmos ao Senhor.

A Palavra de Deus, no conhecido texto da Anunciação, apresenta-nos o segredo de Maria, a Cheia de Graça, a Perfeita Discípula do Senhor, que respondeu, de maneira plena e livre ao projeto de Deus. Concebida sem pecado, ela nasceu com a liberdade integrada, uma liberdade interior capaz de acolher e responder à proposta divina. A sua vida foi só Sim a Deus.

Faça-se em mim, segundo a tua Palavra

A história de Maria começa com uma expressão que resume sua existência: cheia de graça. Ao entrar em sua casa, o anjo lhe disse: Alegra-te, cheia de graça, e outra vez: Não tenhas medo, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Portanto, na graça encontra-se a identidade mais profunda de Maria. Ela é a proclamação viva, concreta de que a graça é a realidade mais importante no relacionamento entre Deus e as pessoas.

Na Bíblia, Deus é apresentado como doador da graça, num sentido ativo, como Aquele que preenche de graça. Maria – e com ela toda pessoa – é cheia de graça, num sentido passivo, enquanto acolhe a graça que vem de Deus.

Para nós, a palavra graça significa beleza, fascinação, amabilidade, algo espirituoso que traz alegria. Também, quando dizemos que um condenado à morte foi agraciado, queremos esclarecer que ele recebeu o perdão de sua culpa. Na Bíblia, nós sabemos que a palavra graça significa o benefício gratuito, livre e sem motivo que vem da parte de Deus para a felicidade de seu povo. A palavra graça também tem o sentido de um favor divino que torna a pessoa bela, amável, encantadora.

Na saudação do anjo, encontramos estes dois sentidos: Maria encontrou graça junto de Deus, nela Deus se faz presente; Maria também é graciosa, bela, encantadora, sua beleza está na santidade, que lhe vem do próprio Deus.

Sendo graciosa e convidada a ser a mãe do Salvador, o que ela faz? Ela escuta, interroga, medita. E, numa atitude de diálogo, simplicidade, delicadeza e atenção, perfeitamente proporcional à nova situação, situação imprevisível e inédita, ela responde ao anjo com fé: Faça-se em mim segundo a tua Palavra. Com estas poucas e simples palavras, realiza-se o maior e mais decisivo ato de fé, na história da humanidade que transformou o ser humano em morada de Deus.

Maria se coloca como uma página em branco, na qual Deus pode escrever tudo o que quiser, coloca-se como uma empregada pronta a servir a seu Senhor. Ela é cheia de graça, porque acolhe o plano de Deus em sua vida e na história. Assim, ela se torna modelo de realização da vontade de Deus, o instrumento privilegiado pelo qual o Evangelho Vivo entra em nossa história.

Faça-se em mim segundo a tua Palavra.

Hoje, também nós, como Maria e com a sua proteção, somos chamados a testemunhar o projeto do Reino em nossa missão apostólica, em nossa história, em nossas Igrejas Particulares.

Diante de tantas situações na Igreja e no mundo, que partilhamos, ouvimos e discutimos nesses dias, somos convidados a olhar para Maria e reconhecer que a nossa vida e a vida do mundo têm sentido se fizermos a vontade de Deus.

Como ela esteve presente em oração junto aos Apóstolos, aguardando a vinda do Espírito e o nascimento da Igreja missionária, Maria continua sua missão de intercessora pela Igreja e por nós, sucessores dos Apóstolos, animando-nos na fidelidade e no serviço ao Evangelho.

Peçamos a ela, invocada com o título de Senhora do Rosário, e ao apóstolo Paulo que nos acompanhem em nosso retorno e nos encorajem no cumprimento de nossa missão como apóstolos de Jesus Cristo.

Encerro com um pensamento que revela a presença de Maria na vida de Jesus, da Igreja e em nossas vidas:

PRESENTE EM CANÁ, QUANDO A ÁGUA SE FEZ VINHO;
NA CRUZ, QUANDO O VINHO SE FEZ SANGUE;
EM PENTECOSTES, QUANDO O SANGUE SE FEZ FOGO,
MARIA ESTARÁ PRESENTE NA PARUSIA,
QUANDO O FOGO SERÁ A LUZ DA ETERNA GLÓRIA.

Imagens e Vídeos: Luciana Martins e Paulo Junior (Rede Vida)

Colaboração: João Dias (Arquidiocese de Niterói)

Leia também:

IDE PELO MUNDO! VISITA AO DICASTÉRIO PARA A EVANGELIZAÇÃO ENCERRA OS COMPROMISSOS PASTORAIS DA VISITA AD LIMINA DO REGIONAL LESTE 1

DICASTÉRIO DA CAUSA DOS SANTOS É O PENÚLTIMO VISITADO PELOS BISPOS DO LESTE 1

LAICATO, FAMÍLIA E A VIDA FORAM A PAUTA DE ABERTURA DO ÚLTIMO DIA DE VISITA AD LIMINA

“A IGREJA DE SANTA MARIA MAIOR É UM GRANDE SINAL DE FÉ”, AFIRMA DOM JOSÉ UBIRATAN

CARDEAL LAZARUS YOU HEUNG-SIK RECEBE OS BISPOS DO REGIONAL LESTE 1 NO DICASTÉRIO PARA O CLERO

LESTE 1 VISITA O DICASTÉRIO PARA O SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO INTEGRAL

SEMPRE É PEDRO! RECORDANDO A VISITA AD LIMINA DE 2010

Bispos visitam o Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica

Unidade dos Cristãos foi a pauta do primeiro compromisso da Visita Ad Limina nesta quinta-feira

Episcopado Fluminense participa de reunião no Dicastério para a Comunicação e Missa no Colégio Pio Brasileiro

Visita aos Dicastérios para a Doutrina da Fé e para a Cultura e Educação

Bispos se encontram com o Cardeal Roche no Dicastério para o Culto Divino

Visita Ad Limina: Dicastério dos Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica

O encontro com o “Pastor de todos os pastores”

Bispos do Estado do Rio visitam Dicastério para os Bispos e a Secretaria de Estado

Dom José: Estamos neste momento agradecidos por virmos a Roma

Vice-presidente do Regional Leste1 celebra Missa na Catedral do Papa

Dom José Francisco presenteia Papa Francisco na Visita Ad Limina Apostolorum

Do Túmulo de Pedro ao Sucessor de Pedro

Bispos do Regional Leste 1 se preparam para o encontro com Francisco

Bispos do estado do Rio de Janeiro já estão em Roma para a visita Ad Liminia

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Postagens Relacionadas