O encontro com o “Pastor de todos os pastores”

Em entrevista a caminho da reunião com a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, em Roma, Dom José Francisco Rezende Dias, Arcebispo de Niterói e Presidente do Regional Leste 1 da CNBB, destacou a importância dos Bispos da Igreja Católica Apostólica Romana do Estado do Rio de Janeiro se encontrarem com o Papa Francisco.

Dom José Francisco, qual a alegria do coração do Pastor ao encontrar com o Santo Padre?

– Dom José Francisco: Foi um momento de incontida alegria por encontrar o Pastor de todos os pastores. Somos os pastores do Regional Leste 1 e fomos acolhidos, com muita fraternidade, pelo Papa Francisco. Ele, com sua lucidez, clareza e humildade, respondeu às nossas perguntas e criou entre nós um clima familiar, encorajando-nos na missão de pastores próximos de Deus, próximos aos outros bispos, próximos dos padres e próximos do povo.

Dom José, o senhor poderia destacar a importância deste encontro para a Igreja Católica do Estado do Rio de Janeiro?

– Dom José Francisco: É um momento importante de comunhão e de viver a cultura do encontro, da qual nos fala o Papa Francisco. O encontro com o Papa e com os diversos Dicastérios, que são as Secretarias do Vaticano. Nesses encontros podemos expressar as alegrias e desafios em nossa missão pastoral, vivendo a dimensão da Igreja una, santa, católica e apostólica, que, com suas diferentes realidades, procura seguir o caminho de Jesus.

O senhor pode apresentar qual foi o ponto mais marcante do encontro com o Papa?

– Dom José Francisco: Por ser Presidente do Regional, tive a graça e a alegria de poder saudar o Santo Padre, o Papa Francisco, e de entregar o presente em nome dos Bispos.

Dom José, muito obrigado por me conceder essa entrevista. E, para encerrar, eu gostaria de uma mensagem para todo o Estado do Rio de Janeiro, e também para a Arquidiocese de Niterói.

– Dom José Francisco: A mensagem é de alegria, comunhão e esperança. Alegria, por sermos membros da Igreja de Jesus Cristo, chamados a viver o amor ensinado no Evangelho. Comunhão, como reconhecimento de que somos todos irmãos e irmãs em Jesus Cristo, e, neste tempo eleitoral, apesar das diferentes opiniões e opções, não podemos nos esquecer do compromisso com o diálogo e o respeito de uns para com os outros. Esperança, para sermos testemunhas de Jesus em nosso mundo com propostas contrárias ao Evangelho, mas caminhando, com a certeza de que o Senhor está conosco, animando nossos corações, na prática do amor para com Deus e para com o próximo.

Visita Ad Limina Apostolorum prossegue até sábado, dia 8 de outubro, em Roma.

Colaboração: João Dias – Jornalista da Arquidiocese de Niterói

Leia também:

Bispos do Estado do Rio visitam Dicastério para os Bispos e a Secretaria de Estado

Dom José: Estamos neste momento agradecidos por virmos a Roma

Vice-presidente do Regional Leste1 celebra Missa na Catedral do Papa

Dom José Francisco presenteia Papa Francisco na Visita Ad Limina Apostolorum

Do Túmulo de Pedro ao Sucessor de Pedro

Bispos do Regional Leste 1 se preparam para o encontro com Francisco

Bispos do estado do Rio de Janeiro já estão em Roma para a visita Ad Liminia

Total
4
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Postagens Relacionadas