RENASEM estadual 2022 será na Arquidiocese

A Arquidiocese irá receber de 18 a 22 de julho, na Casa de Retiros do Atalaia, o RENASEM (Retiro Nacional para Seminaristas). Segundo informou a equipe organizadora, a Arquidiocese receberá o encontro estadual, que apresentará vários momentos em que os fiéis, caso desejarem, poderão participar.

O RENASEM nasceu de uma “inspiração de Deus ao então seminarista Hércules, hoje padre da Arquidiocese de São Paulo, que suscitou em seu coração o desejo de levar aos seminários à cultura do Batismo do Espírito Santo. Juntamente com o Padre Jonas Abib, no Rebanhão de Carnaval de 1983 eles reuniram 14 seminaristas, que estavam presentes em um dos intervalos do referido encontro, para rezarem e pedirem a graça da Efusão do Espírito Santo em suas vidas, além de buscar a vida de santidade. A partir daí os Seminaristas começaram a se reunir com certa periodicidade o que deu origem ao RENASEM.”, contou Thobias Lopes, seminarista da Renovação Carismática Católica do Estado do Rio de Janeiro.

O RENASEM terá dias de partilha, louvor, Celebrações e intimidade com Espírito Santo.  Segundo o seminarista Thobias, “antes do retiro, a equipe organizadora de Seminaristas se reúne para um retiro preparatório no Seminário Arquidiocesano São José de Niterói, dos dias 15 a 17 de julho. Para um momento de oração e organização.”, destacou ele.

“RENASEM é uma abreviação das iniciais do que o ministério promove e organiza: o REtiro NAcional para SEMinaristas. O RENASEM não é um ministério, mas um encontro organizado pelo Ministério de Seminaristas e tem por objetivo: oferecer espaço e tempo para viver intensamente momentos de oração de acordo com as orientações da RCC e da Igreja, contribuindo para o enriquecimento da vida espiritual daqueles que almejam à vida sacerdotal.”, explicou o seminarista.

O seminarista Thobias informou que “as inscrições ainda estão abertas, já no terceiro lote, e que valor de R$ 150,00. Para se inscrever basta entrar em contato com o respectivo coordenador diocesano do ministério para Seminaristas.”, explicou ele.

O Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco, presidirá a Santa Missa de abertura do RENASEM, na segunda-feira, 18 de julho a partir das 18h30. A Santa Celebração acontecerá na Catedral São João Batista, praça São João – Centro de Niterói e todos os fiéis da Arquidiocese são convidados a participar e rezar pelo encontro.

Outro momento aberto ao público e será na quinta-feira, 21 de julho, quando o coordenador do SECOM e PASCOM, padre Cláudio Lima, presidirá uma Santa Missa. A Celebração Eucarística, acontece na Paróquia São Judas Tadeu, praia de Icaraí – Niterói, com início às 18h.

O evento terá a presença também do Cardeal Dom Orani e do bispo de Barra do Piraí – Volta Redonda, Dom Luís Henrique. “Este ano o RENASEM estadual está em júbilo pelos 50 anos da RCC no estado do Rio de janeiro.” Afirmou o seminarista Thobias, que aproveitou para lembrar que em janeiro acontecerá o RENASEM a nível nacional.

Os seminaristas da Arquidiocese enviaram um pedido aos fiéis, disseram eles: “Contamos com as orações de vocês ao longo desses dias!”.

Por João Dias
Arte: divulgação

Foto: Arquivo – Ministério para Seminaristas da RCC RJ

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Postagens Relacionadas
Leia mais

Matriz de São Gonçalo recebe conhecimento de seu território com fundação em 1579

Matriz de São Gonçalo confirma registros de fundação do século XVI No último dia 02 de setembro, passados mais de 450 anos, a Igreja Matriz de São Gonçalo de Amarante foi reconhecida através de ata notarial, registrada em cartório no município, como propriedade da Arquidiocese de Niterói. Padre André, pároco da comunidade, explica o desenrolar da documentação. “Foi um longo processo, mas que está próximo de terminar, com a retirada do Registro Geral de Imóveis (RGI), no mês de outubro de 2020. Todo esse processo foi instrumentalizado com pareceres históricos, que trouxeram as evidências necessárias para que ficasse comprovada a posse do terreno onde foi construída a Paróquia ainda no século XVI.” Na ocasião, em reunião privada, estiveram presentes as autoridades eclesiásticas, municipais e estudiosos, para testemunhar esse marco para a cidade, que é o reconhecimento oficial do terreno da Igreja Matriz, local onde o município teve seu início, no entorno da antiga capela, ali erigida em 1579. Com informações de Padre André Luís Por Padre Ricardo Mota  

O post Matriz de São Gonçalo recebe conhecimento de seu território com fundação em 1579 apareceu primeiro em Arquidiocese de Niterói.