No próximo domingo haverá eleição para os cargos de prefeito e de vereador. Este evento aumenta a expectativa de mudanças no cenário social do Brasil. Muitos ainda não acreditam na possibilidade de mudar a história, e insistem na ideia de que a corrupção é inerente à política brasileira.
Não podemos nos esquecer de que as eleições municipais deste ano determinarão o futuro de cada cidade nos próximos quatro anos. É fundamental fazer uma escolha de modo consciente. A grandeza da democracia se encontra na possibilidade dada a cada um para exercer sua soberania de cidadão: homens e mulheres têm no voto um importante instrumento de mudança política e social.
É importante que o eleitor procure se informar a respeito das ideias do partido político ao qual o candidato está filiado: a ideologia partidária – ou seja, os propósitos daquela legenda – está intimamente ligada ao que o candidato escolhido realizará, se for eleito. É preciso estar atento à atuação de cada candidato. Aqueles que possam tentar comprar votos, ou oferecer alguma vantagem em troca de apoio político, certamente, continuarão a promover a corrupção, se forem eleitos.
Nem todo político é corrupto. Existem candidatos interessados em promover uma mudança social. Você já identificou quais são esses?
Você não vota só no candidato, vota também no partido ou na coligação. Por isso, não deixe de conhecer as propostas do candidato, as dos partidos políticos e das coligações.
Não deixe de exercer o seu dever democrático, de maneira consciente, depositando a sua confiança em candidatos dignos e honestos.
Esta é a hora. Do seu voto depende o futuro da sua cidade.
+ Dom José Francisco Rezende Dias
Arcebispo Metropolitano de Niterói
Postagens Relacionadas
PADRE DOUGLAS: “Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu! Depois, vem e segue-me!” (Mc 10,21)
Ao escutarmos a narrativa da Carta aos Hebreus (Hb 4,12-13), tomamos consciência de que, de fato, a Palavra…
Dom José Francisco – NÃO À CORRUPÇÃO
Passada a eleição, cada um tem agora o dever de cobrar dos eleitos as promessas de campanha. Para…
PE. DOUGLAS – Deixai-vos reconciliar com Deus
Ao iniciarmos, com toda a Igreja, a caminhada quaresmal, somos convidados, pela liturgia a, realmente, nos deixarmos reconciliar…
PADRE DOUGLAS: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede.” (Jo 6,35)
Mais uma vez o evangelho narra para nós uma multidão à procura de Jesus. Ao longo do capítulo…