Albergue da Misericórdia

  • Tipo: ASSISTÊNCIA SOCIAL DE ALTA COMPLEXIDADE
    Público alvo: Homens em situação de rua

    Capacidade Máxima: 44 pessoas

HISTÓRIA:

A ideia deste projeto nasceu da preocupação e da vontade de ajudar ao próximo de um grupo de pessoas da Igreja São Pedro de Alcântara que percebeu o crescimento da demanda por atendimento, naquela igreja, de pessoas em situação de rua no Município de São Gonçalo. A ideia inicial do projeto era prestar atendimento à população de rua, constituída por famílias, idosos e adultos sozinhos, com o objetivo de reinseri-los socialmente, prestando atendimento individualizado à população alvo das ações em seus respectivos ciclos de vida, oferecendo-lhes a oportunidade de reescrever a sua história. De acordo com o projeto inicial, seriam implantadas as unidades para atendimento às famílias, idosos, pessoas portadoras de necessidades especiais e as que dependem de cuidados de enfermagem. No entanto, o grande contingente e a grande diversidade da população a ser atendida, necessitariam de grandes instalações, o que provocou um recorte no público alvo, optou-se por atender ao público masculino de até 59 anos, que não necessita de cuidados de enfermagem por representar o maior contingente nas ruas. O último perfil desta população, traçado pelo Albergue da Misericórdia em 2003, apresentou os seguintes dados: 69 adultos em situação de rua no Município de São Gonçalo, sendo 15 mulheres e 54 homens. Deste universo, 59% correspondem a pessoas em idade economicamente produtiva; 57% com menos de 4 anos de rua; 39% sem documentação entre outros indicadores pesquisados. No Município de São Gonçalo, os adultos em situação de rua possuem dados bem definidos, considerando que no ano de 2007 ocorreu na cidade o I Censo Nacional da População em Situação de Rua promovido pelo Governo Federal que contabilizou e pode descrever o perfil desta população.

O perfil traçado a seguir consta de dados de estudos do I Censo e o processo contínuo de estudos sobre a população de rua do ano de 2007 a 2009: – Gênero: 80,7% de homens (sexo masculino) em situação de rua; – Faixa etária: 55,7% tem idade entre 36 a 50 anos; – Principais fatores que levaram a situação de rua: 23,2% problemas familiares, 15,7% desemprego e 9,6% dependência química. 28 – Escolaridade: 76,7% sabem ler e escrever (destes 63% possuem apenas o ensino fundamental) e apenas 12,9% não sabem ler nem escrever. – Situação de trabalho antes das ruas: 25% trabalhavam na construção civil, 28,3% trabalhavam em ocupações diversas e 46,7% não declararam nenhuma profissão. – Situação de trabalho nas ruas: 43% exercem alguma atividade quando estão nas ruas (catadores de recicláveis, vendedores ambulantes, flanelinhas). Declararam ser pedintes 32,4%. – Origem: 71,6% são do Estado do RJ, destes 38,3% são de São Gonçalo, 23,2% são de cidades como: Niterói, RJ, Macaé, Magé, Itaboraí e Rio Bonito. 27,4% são pessoas de outros estados ou países da América Latina. Com o intuito de contribuir para mudar essa realidade, o Albergue da Misericórdia, acolhe adultos do sexo masculino em situação de rua contribuindo para sua reinserção social, resgatar a sua cidadania, enfim, visa promover socialmente esta população levando em conta que são cidadãos de direito e como tais devem ser respeitados e orientados para a reconquista da autonomia e da dignidade.

Outro ponto importante a destacar foi que a equipe técnica do Albergue ter investido em capacitação para os monitores na área da educação social, o que contribui qualitativamente para a prestação de um serviço de excelência.

 Os usuários são encaminhados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social do município de São Gonçalo, por hospitais, pronto-socorro, pastoral de rua, por municípios adjacentes e/ ou pessoas da própria comunidade da Igreja São Pedro de Alcântara.

Vale ressaltar que alguns também procuram os serviços do Albergue da Misericórdia por iniciativa própria.

1º Momento: PLANTONISTA * Recebe e acolhe o usuário, independentemente se este irá ou não permanecer na Instituição;

* Apresenta para o usuário normas e regras da instituição que após concordar deverá assinar o contrato de compromisso, onde o mesmo deverá estar ciente que deverá permanecer por 90 (noventa) dias sem sair da casa, com exceção de uma necessidade, sendo este acompanhado para atendimento médico.

* Oferece banho, roupas, material de higiene pessoal, alimentação e/ ou encaminhamento ao serviço médico, caso se faça necessário;

* Agenda para equipe técnica atender o usuário e encaminhá-lo se necessário a outro órgão.

2º Momento: SERVIÇO SOCIAL

* Realiza a entrevista com vistas a averiguar num primeiro momento o perfil do usuário e suas possíveis redes sociais e vínculos familiares;

* Promove em parceria com os monitores a regularização de documentação;

 * Insere os moradores em cursos profissionalizantes e/ou mercado de trabalho;

* Realiza visitas domiciliares e institucionais;

* Realiza trabalhos em grupo de 15 em 15 dias para trabalhar aspectos gerais demandantes nos atendimentos (profissionalização, relação com o mundo, escolhas, entre outras);

 * Insere-se no processo de capacitação também da equipe técnica dos monitores;

 * Atendimentos individuais e em grupos.

ROTINA DOS MORADORES:

Fazem parte das tarefas do cotidiano da casa: limpar a casa, varrer o sítio, lavar os banheiros e refeitório, lavar as panelas, separar os legumes e frutas que chegam de doações, picar os legumes e verduras etc. 29 Temos a terapia ocupacional como: separação dos materiais recicláveis, cuidados com a horta e o cuidado com a criação de suínos, capinagem e plantio do sítio, ajudar no caminhão que busca reciclagem e doações nas comunidades, obras, e outras tarefas que surgem no dia-a-dia da instituição. São oferecidas 05 (cinco) refeições diárias (Café da Manhã, Lanche, Almoço, Lanche e Jantar).

ENDEREÇO:

Rua Almirante Pena Boto, S/N – Vista Alegre CIDADE São Gonçalo UF RJ CEP 24.722-450 DDD / TELEFONE 2601-5015

E-mail: [email protected] [email protected]

Informações para doações:

Transferência bancária:
Banco Itaú
Conta Corrente
Ag. 6078
Conta 21382-1 (P.75 Albergue da Misericórdia)
Doações por PIX pelo CNPJ: 30.147.995/0085-97