Por Íngrid Bianchini e João Dias
De acordo com as orientações da Igreja Católica, os fiéis devem se confessar individualmente pelo menos uma vez ao ano, especialmente no período da Páscoa. Para auxiliar nesse caminho de perdão e graça, a Arquidiocese de Niterói realizará um mutirão de confissões nos seis vicariatos.
As paróquias iniciarão os atendimentos na próxima semana, preparando os fiéis para a Páscoa, a festa mais importante da Liturgia Católica, que este ano será celebrada em 20 de abril.
Praticamente todas as noites, haverá uma celebração penitencial com confissões individuais em uma paróquia diferente. Além do pároco, os padres da região também estarão presentes para auxiliar no atendimento aos fiéis. A iniciativa busca proporcionar a todos a oportunidade de participar do Sacramento da Reconciliação, um momento de encontro íntimo com Deus.
Confira o dia e o horário por vicariato:
“É maravilhoso pensar que temos um sacramento que cura as chagas da nossa alma”
São João Maria Vianney
O EXAME DE CONSCIÊNCIA: PREPARAÇÃO PARA O MUTIRÃO DE CONFISSÕES
A confissão é um dos sacramentos mais importantes da vida cristã, pois permite ao fiel reconciliar-se com Deus e com a Igreja. No período da Quaresma e do Advento, muitas paróquias realizam o Mutirão de Confissões, oferecendo aos fiéis a oportunidade de se confessarem com diversos sacerdotes. Para viver esse momento de forma frutuosa, a Igreja ensina que é essencial realizar um bom exame de consciência antes de se aproximar do confessionário.
O que é o exame de consciencia?
O exame de consciência é um momento de reflexão sincera sobre as próprias ações, pensamentos e omissões à luz dos ensinamentos de Cristo. Esse passo é fundamental para que a confissão seja feita com arrependimento verdadeiro e desejo de mudança.
O Catecismo da Igreja Católica (CIC 1454) ensina:
“A confissão dos pecados deve ser precedida por um exame de consciência realizado à luz da Palavra de Deus. Os textos mais adaptados a esse respeito encontram-se no Decálogo, no ensinamento moral dos Evangelhos e das Epístolas apostólicas.”
Ou seja, a reflexão deve ser feita a partir dos Dez Mandamentos, do Sermão da Montanha e dos ensinamentos dos Apóstolos, avaliando se as atitudes diárias estão de acordo com a vontade de Deus.
Como realizar o exame de conscência?
Para facilitar a preparação, a Igreja sugere algumas perguntas que auxiliam o fiel a reconhecer suas falhas e pecados. Veja alguns pontos a serem considerados:
🔹 Em relação a Deus
Tenho colocado Deus em primeiro lugar na minha vida?
Busco viver minha fé com sinceridade, participando da Missa e rezando diariamente?
Uso o nome de Deus com respeito?
Confio na providência divina ou me deixo levar pela ansiedade e desespero?
🔹 Em relação ao próximo
Tenho sido caridoso e justo com os que me cercam?
Tenho guardado rancor ou me recusado a perdoar alguém?
Respeito minha família, sendo paciente e compreensivo?
Tenho sido honesto em minhas palavras e atitudes?
Tenho causado escândalo com maus exemplos?
🔹 Em relação a mim mesmo
Tenho cuidado do meu corpo e da minha saúde como dom de Deus?
Tenho buscado viver a castidade conforme meu estado de vida?
Tenho sido responsável no trabalho e nos estudos?
Tenho lutado contra vícios e maus hábitos?
UM PASSO IMPORTANTE PARA A VIDA ESPIRITUAL
A confissão não é um momento de julgamento, mas de acolhimento e misericórdia. O Papa Francisco recorda:
“Não tenhamos medo da Confissão! Um sacerdote recebe-nos com amor e com a misericórdia de Deus.”
Portanto, ao se aproximar do Mutirão de Confissões, reserve um tempo para preparar-se bem. Um exame de consciência bem feito ajuda a reconhecer os pecados com sinceridade e a viver o sacramento da Penitência com um coração arrependido e disposto à conversão.
O perdão de Deus é um presente de amor. Que este momento de confissão seja uma oportunidade de recomeço na fé, na esperança e no amor!
Arte destaque: Thiago Maia