Dom José preside solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus

Hoje, 31 de dezembro, o Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco, presidiu a solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, na Catedral São João Batista. A celebração do Dia Mundial da Paz contou com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Arquidiocese e pela Rádio Anunciadora, alcançando fiéis que não puderam estar presentes.

Durante sua homilia, Dom José Francisco refletiu sobre o significado do novo ano, que começa com a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, e destacou a abertura do Ano Santo de 2025, cujo tema é “Peregrinos de Esperança”. O arcebispo enfatizou a importância de construir a paz e alertou que isso exige compromisso. “O Ano Novo de paz tem que ser construído em nosso meio. Devemos nos educar para a fraternidade, precisamos testemunhar a alegria do perdão”, afirmou.

Dirigindo os fiéis a contemplarem o mistério de Belém, Dom José Francisco destacou o papel da Virgem Maria na história da salvação: “Hoje, somos novamente chamados a nos reunir espiritualmente diante da gruta de Belém, onde a Virgem Maria deu à luz a Jesus. Pedimos à Mãe a bênção, e ela nos abençoa mostrando-nos o Menino, seu Filho. Ele é pessoalmente a Bênção de Deus”.

O Arcebispo também enfatizou que a paz verdadeira não pode ser conquistada pela força ou poder humano. “Olhando para Ele, que é o Príncipe da Paz, compreendemos que a paz não pode ser alcançada com as armas, nem com o poder econômico, político, cultural e midiático. A paz é obra de consciências que se abrem à verdade e ao amor”, pontuou.

Refletindo sobre a simplicidade da cena do presépio, Dom José Francisco convidou os fiéis a despertar um olhar de fé: “Há muito que ver em Belém, mas nem todos os olhares conseguem reconhecê-lo. Somente os olhares de fé e nos passos dos pobres e pequenos se admirarão, e a paz do coração será sua recompensa. Uma paz que, a partir deles, transbordará em louvor”.

Ainda na homilia, o Arcebispo destacou os votos do Papa Francisco para o novo ano e reforçou o chamado a viver a paz com simplicidade e generosidade: “Que 2025 seja um ano em que a paz cresça!, são os votos do Papa Francisco. Esse também é o desejo de nossos corações. E o Papa nos exorta a procurar a paz com um coração desarmado, como o coração dos pastores. Ele diz: um coração desarmado que não se esforça por calcular o que é meu e o que é teu; que dissolve o egoísmo, que não hesita em se reconhecer devedor de Deus e, por isso, está pronto para perdoar as dívidas que oprimem o próximo. […] Por vezes, é suficiente algo simples como um sorriso, um gesto de amizade, um olhar fraterno, uma escuta sincera, um serviço gratuito. […] A paz não vem apenas com o fim da guerra, mas com o início de um mundo novo”.

Ao final da celebração, Dom José Francisco agradeceu o trabalho dedicado do pároco da Catedral São João Batista, padre Wallace Dahan, e rezou por sua nova missão. “Que Deus continue abençoando seu ministério e sua caminhada”, disse o Arcebispo.

Foto: Cleydson

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Postagens Relacionadas
Total
0
Share