Exposição une arte e história para celebrar os 451 anos de Niterói

A exposição “Arte que revela a História. História que revela a arte” será inaugurada nesta terça-feira, 19 de novembro, às 18h, no saguão da Câmara Municipal de Niterói. Promovida pelos artistas Dawson Nascimento Silva e Renata Gama, com o apoio da Câmara e da Arquidiocese de Niterói, a mostra estará aberta ao público até 30 de novembro, nos dias úteis, das 10h às 19h.

A exposição apresenta uma combinação única de quadros entalhados em madeira e fotografias que retratam as fachadas de igrejas históricas de Niterói, celebrando a rica herança religiosa e arquitetônica do município.

Dawson Nascimento Silva, artista plástico, paleontologista, músico, compositor, membro do Instituto Histórico de Itaboraí e Maricá e presidente do IHGARB – Instituto Histórico, Geográfico, Ambiental e Arqueológico de Rio Bonito, explicou o significado cultural e histórico das obras:

“Os monumentos históricos de Niterói possuem uma singularidade incomparável no Brasil. As igrejas e capelas da cidade, legados ancestrais dos construtores escravizados, são espaços que preservam uma parte inestimável da história familiar. Elas guardam registros de casamentos, batismos e testamentos, redigidos pelos sacerdotes eclesiásticos, sendo verdadeiros testemunhos dos eventos que marcaram a vida dos nossos antepassados desde os primórdios da colonização portuguesa. A exposição celebra essas edificações por meio das fotografias de Renata e dos quadros entalhados que confeccionei especialmente para homenagear esta cidade tão rica em história e beleza.”

Já Renata Gama, arquiteta, fotógrafa, pesquisadora, escritora e professora de Arte Sacra e Bens Culturais do Seminário Arquidiocesano São José, destacou a parceria artística e o projeto maior que motivou a exposição:

“Eu e o Dawson já vínhamos há um certo tempo pesquisando sobre a arquitetura católica colonial de Niterói, fazendo tanto o levantamento fotográfico quanto documental dessas igrejas, com o objetivo de escrever um livro sobre o tema. Então, na verdade, essa exposição é só uma parte de um projeto muito maior que, em breve, iremos lançar, com muitas curiosidades e descobertas inéditas.”

A iniciativa é uma homenagem aos 451 anos de Niterói, oferecendo um olhar sensível e artístico sobre as raízes religiosas e culturais do município. A entrada é gratuita, e a exposição promete encantar tanto os amantes da arte quanto os interessados na história local.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Postagens Relacionadas
Total
0
Share