Líderes da Pastoral da Criança 2024 se reúnem em Itaboraí

No próximo dia 14 de setembro, a Capela Sagrado Coração de Jesus, localizada no bairro Outeiro das Pedras, em Itaboraí, será palco do Encontro de Líderes da Pastoral da Criança 2024. O evento, que faz parte do calendário anual da Pastoral, reunirá coordenadores e líderes de diversas regiões, fortalecendo o trabalho comunitário em prol das crianças e famílias assistidas pela pastoral.

A Capela pertence à Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Manilha, e o encontro contará com a presença de Dom José Francisco Rezende Dias, Arcebispo Metropolitano de Niterói e o do Assessor Eclesiástico da PasCri, o Pe. Kelvin Pessanha, confirmou presença no evento.

A programação começa às 8h, com a acolhida dos participantes e um café da manhã. Às 8h30min, terá início a preparação para a Santa Missa, que será celebrada às 9h. Após a celebração, às 10h, Dom José Francisco dará início ao momento “A Voz do Pastor”, seguido de pronunciamentos da coordenação estadual e da coordenação arquidiocesana da Pastoral da Criança (PasCri). O encontro será finalizado com uma bênção e um almoço comunitário às 12h.

O evento tem como objetivo promover a formação contínua dos líderes da Pastoral da Criança, reforçando a missão de cuidar e proteger as crianças mais vulneráveis, além de ser um espaço de partilha e fortalecimento dos laços entre as equipes.

 

Sobre a PasCri

A Pastoral da Criança é um Organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) conforme o decreto 05/2006 da CNBB. A Pastoral da Criança, na CNBB, atualmente, faz parte da Comissão Episcopal Ação Sociotransformadora.

Alicerça sua atuação na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania tendo como objetivo o “desenvolvimento integral das crianças, promovendo, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político” (Artigo 2º do Estatuto).

A Pastoral da Criança baseia suas ações na organização comunitária e no treinamento de líderes comunitários que assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas. Suas principais ações são o acompanhamento de crianças de zero a seis anos e acompanhamento de gestantes por meio de líderes voluntários que vivem nas próprias comunidades que atuam, tornando todos agentes de sua própria transformação. A missão é toda baseada no tripé de ações que é formado pelas Visitas Domiciliares, Celebração da Vida e Reunião de Reflexão e Avaliação.

Além disso, atua de forma permanente e ativa no Controle Social das Políticas Públicas, em todos os níveis da federação, e promove Campanhas de mobilização, de realização própria e em parcerias. Para saber mais sobre a Missão da Pastoral da Criança, onde atua e quantas crianças e gestantes.

Fonte: pastoraldacrianca.org.br

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Postagens Relacionadas
Total
0
Share