No último final de semana (30 de agosto a 01 de setembro), encerrando o mês vocacional e iniciando o mês dedicado à Sagrada Escritura, realizou-se o retiro canônico dos Diáconos Permanentes da Arquidiocese de Niterói. O tema central do encontro foi a oração na vida cristã, em consonância com o Ano Jubilar da Oração 2025, sob o lema “A esperança não nos desaponta” (Rm 5, 5).
O retiro contou com a presença do Arcebispo Metropolitano, Dom José Francisco Rezende Dias, que presidiu a Santa Missa de abertura e conduziu momentos de meditação. O evento também contou com a participação do assessor para a diaconia do setor Sul, Padre Pedro Paulo Neves.
“Os temas abordados ao longo do retiro proporcionaram um aprofundamento na rica experiência dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio, com meditações e orações coletivas e individuais. Foi um momento de renovação espiritual, permitindo que cada diácono revisitasse sua vocação e fortalecesse seu compromisso de viver uma vida dedicada à oração, ao serviço e à caridade cristã”, compartilhou o Diácono Alexandre Carvalho.
“Tu rezas e a esperança cresce, avança. Diria que a oração abre a porta à esperança. A esperança existe, mas com a minha oração abro a porta. A oração é um respiro da fé.” (Papa Francisco).
Para o próximo ano, os diáconos apresentaram um planejamento de formação continuada, incluindo a realização de um simpósio. O encerramento do retiro foi marcado pela Santa Missa presidida pelo Padre Wallace Dahan, referencial dos diáconos.
Por: Íngrid Bianchini, com informações do Diácono Alexandre Coutinho (Coordenador Vicarial de Niterói e Secretário da Comissão Arquidiocesana para os Diáconos Permanentes).