Os diáconos permanentes da Arquidiocese de Niterói estão reunidos em um retiro canônico na Casa de Retiro de Atalaia, em Niterói, até o domingo, 1º de setembro. O evento conta com a presença do Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco, e do padre Pedro Paulo como pregadores.
Este retiro é um momento significativo para que os diáconos aprofundem sua formação e espiritualidade, fortalecendo seu ministério de serviço à Igreja. O padre Wallace Dahan, assessor arquidiocesano dos diáconos permanentes, destaca a importância do encontro: “Reconhecemos a importância da formação espiritual na vida dos ministros ordenados. Os diáconos permanentes, além de serem ministros ordenados, são, em sua maioria, homens que abraçaram a vida familiar. Esperamos que este retiro seja um momento de graça e renovação para todos”, afirma.
O diácono, como ícone de Jesus Cristo, é chamado a servir o povo de Deus. Sua missão é auxiliar o bispo e os presbíteros no serviço litúrgico, na pregação da Palavra de Deus e na assistência aos necessitados. O diaconato permanente, restabelecido pelo Concílio Vaticano II, permite que homens casados e solteiros exerçam este ministério, contribuindo para o crescimento da Igreja.
Os diáconos estão tendo a oportunidade de participar de momentos de oração, reflexão e estudo da Palavra de Deus. As pregações de Dom José Francisco e do padre Pedro Paulo abordarão temas relevantes para a vida espiritual e ministerial dos diáconos. O evento será encerrado com um almoço de confraternização, no domingo, 1º de setembro.
Foto: Arquivo