Hoje, 29 de agosto, a Arquidiocese de Niterói celebra com fervor o Martírio de São João Batista, padroeiro da arquidiocese. João Batista é um santo singular, celebrado não apenas em seu nascimento, no dia 24 de junho, mas também na data de seu martírio, destacando a importância de sua vida e morte no calendário litúrgico.
A Catedral de São João Batista, localizada no centro de Niterói, será o epicentro das comemorações, com missas programadas para 8h, 12h e 18h30. Após a Missa das 8h, haverá uma Adoração ao Santíssimo Sacramento. Confissões às 11h e as 17h. Em Itaboraí, na paróquia dedicada ao santo, a programação começa às 8h com a exposição do Santíssimo Sacramento, que seguirá até às 18h. Às 19h, a celebração culminará com uma Santa Missa Solene, acompanhada de uma procissão.
A Arquidiocese de Niterói avança na construção da nova Catedral em honra a São João Batista. Idealizada pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer, a obra está situada na Avenida Plínio Leite, s/nº, no Caminho Niemeyer, em Niterói. Com capacidade para 5 mil pessoas, a Catedral contará com uma cúpula de 60 metros de diâmetro, sustentada por três arcos de 65 metros de altura. Recentemente, foi concluída a laje do Coro, marcando mais um passo importante na construção.
A obra está sendo realizada com o apoio de doações de fiéis e empresários, com esforços de arrecadação em todo o território da Arquidiocese de Niterói. Para contribuir com a construção da nova Catedral, você pode:
- Caminho da Gratidão: Cadastre-se no site caminhodagratidao.com e eternize seu nome em uma das placas de cristal do Caminho.
- PIX: Doe qualquer valor através da chave [email protected] e envie o comprovante para o e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (21) 98485-2521.
- Boleto Bancário: Ligue para (21) 98485-2521 para receber o boleto por e-mail ou WhatsApp.
O Martírio de São João Batista remete à sua prisão na fortaleza de Maqueronte e à sua execução por ordem do rei Herodes Antipas. O Evangelho de São Marcos nos lembra: “Imediatamente, mandou um carrasco cortar e trazer a cabeça de João. O carrasco foi e, lá na prisão, cortou-lhe a cabeça, trouxe-a num prato e deu à moça. E ela a entregou à sua mãe. Quando os discípulos de João ficaram sabendo, vieram e pegaram o corpo dele e o puseram numa sepultura” (Mc 6, 27-29).
São João Batista é lembrado não apenas por sua vida ascética e pregação vigorosa, mas também por seu martírio, que testemunha a Verdade e a justiça. Como último profeta e primeiro apóstolo, João viveu e morreu em defesa da verdade, prefigurando a Paixão de Jesus com seu próprio sofrimento.
Hoje, unimos nossas orações para que São João Batista continue a interceder por nós. Que sua coragem e fidelidade inspirem nossa vida e nosso testemunho. São João Batista, rogai por nós!
Imagem: Pai Eterno
Foto: Equipe da Obra da Nova Catedral