Quatro Seminaristas Receberão Ministério do Acolitato

Amanhã, dia 24 de agosto, o Seminário São José, localizado em Fonseca, Niterói, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, será palco de uma significativa cerimônia. O Bispo Auxiliar de Niterói, Dom Geraldo de Paula, concederá o Ministério do Acolitato a quatro seminaristas: Hugo Farias Silva, Pedro Ivo Izabel Chicrala, Lucas Christovão Moreira e Renato Alves Peruna. A cerimônia terá início às 18h e será transmitida ao vivo pela Rádio Anunciadora e pelas redes sociais da Arquidiocese de Niterói.

O Acolitato é um ministério conferido pela Igreja Católica a seminaristas e leigos, com a função de auxiliar o sacerdote e o diácono no altar e na distribuição da Eucaristia. Como acólitos, esses seminaristas se tornarão ministros extraordinários da Eucaristia de forma mais permanente dentro da diocese. Este é um dos dois ministérios que costumam ser atribuídos aos seminaristas ao final de sua formação, antes das ordenações diaconal e presbiteral.

De acordo com o Cerimonial dos Bispos, o rito de instituição do Acolitato pode ser conferido também a leigos homens, não se limitando apenas aos candidatos ao sacramento da Ordem, conforme indicado na Carta Apostólica Ministeria Quaedam do Papa Paulo VI e na Caerimoniarum Episcoporum.

No Brasil, o termo “acólito não instituído” é frequentemente associado a coroinhas, que são, na maioria das vezes, jovens. No entanto, a distinção oficial é entre acólitos instituídos e não instituídos, com os últimos podendo incluir também mulheres, conforme a orientação do pároco ou bispo.

Acompanhe aqui:

Após a Santa Missa haverá uma noite de caldos. Confira a arte:

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Postagens Relacionadas
Total
0
Share