Seminaristas das dioceses da Província de Niterói participam de encontro em Magé

Os seminaristas da Província Eclesiástica de Niterói participaram, no dia 16 de agosto, do encontro regional, realizado na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Magé, com a presença dos bispos de cada uma das cinco dioceses que integram a Província. “O encontro é importante para criar a comunhão e a fraternidade e, acontecendo dentro do mês vocacional, é para despertar em todos os seminaristas o sentido do chamado que Jesus fez e continua fazendo, para que, com generosidade, possam responder ao apelo do Senhor”, afirmou o arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias.

O bispo de Petrópolis, Dom Joel Portella Amado, ao lado do reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, Padre Luiz Henrique Veridiano, e do pároco de Magé, Padre Leonardo Tassinari Resende, acolheu a todos, manifestando a alegria da Diocese em receber o encontro dos seminaristas da Província. Dom Joel ressaltou a importância destes momentos de confraternização entre os seminaristas para a formação dos futuros sacerdotes.

O encontro contou com a presença dos seminaristas da Arquidiocese de Niterói, que estavam acompanhados do arcebispo Dom José Francisco e do bispo auxiliar, Dom Geraldo de Paula Souza, C.SS.R; da Diocese de Campos dos Goytacazes, com Dom Roberto Francisco Ferrería Paz; da Administração Apostólica Pessoal de São João Maria Vianney, com Dom Fernando Arêas Rifan; da Diocese de Nova Friburgo, com Dom Luiz Antônio Lopes Ricci; e da Diocese de Petrópolis, com Dom Joel.

Os seminaristas, recepcionados com um café preparado pela comunidade da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, tiveram um momento de formação com o Padre Anderson Machado Rodrigues Alves, diretor espiritual do Seminário Diocesano de Petrópolis e Coordenador do Curso de Filosofia da UCP. Ele é autor de vários livros e apresentou o tema “A missão no mundo digital: valores e riscos”, falando dos problemas que o uso contínuo e exagerado do celular pode causar ao ser humano, principalmente na sua formação.

Sem negar a importância do celular e de outros mecanismos de comunicação, Padre Anderson disse que é preciso ter cuidado e saber dosar bem o uso deles, inclusive para a evangelização. Os bispos manifestaram algumas preocupações, como o uso exagerado do celular e a falta de prudência, que podem atrapalhar, não apenas na formação dos futuros sacerdotes, mas na espiritualidade pessoal de cada um. Também chamaram a atenção para o uso da inteligência artificial, problema que, segundo Padre Anderson, já está presente na entrega de trabalhos por alunos das universidades.

Dom José Francisco presidiu a missa, celebrada na matriz-auxiliar de Nossa Senhora da Piedade, com a participação dos bispos da Província e de vários sacerdotes ligados à formação dos seminaristas. Em sua homilia, ressaltando a importância das leituras da missa do dia (Sexta-feira, 19ª Semana do Tempo Comum), o arcebispo de Niterói disse que “o texto de hoje assentua que Deus continua amando a esposa infiel”, fazendo referência à primeira leitura (cf: Ez 16,1-15.60.63), lembrando que a nova aliança definitiva é feita com Jesus. Referindo-se ao Evangelho (cf: Mt 19,3-12), Dom José Francisco diz que fala sobre o celibato e o matrimônio, afirmando que a fidelidade ao sacramento está presente nos dois.

O arcebispo de Niterói explica que Jesus não entrou na discussão que os fariseus queriam, mas aproveita o momento para proclamar a santidade do matrimônio, afirmando que o amor deve sustentar a vida matrimonial, pois não se pode desistir do outro. Com relação ao celibato, Dom José afirma que é um valor a ser partilhado, por isso o sacerdote está a serviço da Igreja e do povo de Deus, afirmando que os dois sacramentos – Matrimônio e a Ordem – exigem fidelidade.

O encontro dos seminaristas terminou com um momento de lazer, com almoço no Parque das Águas em Guapimirim e uma convivência com a Comunidade Católica Servos da Divina Misericórdia.

Texto e fotos: Rogério Tosta

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Postagens Relacionadas
Total
0
Share