Na manhã de sábado, 17 de agosto, a Paróquia São Francisco Xavier, em São Francisco, foi palco da ordenação sacerdotal do Diácono Henrique Fortes de Almeida Francioni Gama. A cerimônia foi presidida por Dom José Francisco Rezende Dias, Arcebispo Metropolitano de Niterói, e realizada no Colégio Nossa Senhora da Assunção.
Com o lema “Com os olhos fixos em Jesus”, Henrique deu início a um novo capítulo de sua vida, consagrado ao serviço de Deus e do próximo. A Pequena Obra da Divina Providência, à qual o novo sacerdote está vinculado, organizou um tríduo vocacional que antecedeu a ordenação, com celebrações em diversas localidades.
A missa de ordenação, transmitida pelos canais oficiais da Arquidiocese de Niterói, reuniu familiares, amigos e membros da comunidade, que puderam acompanhar de perto este momento especial. Na homilia, Dom José Francisco destacou: “Minha saudação especial aos pais do Diácono Henrique, com o coração agradecido pelo filho que oferecem para o serviço da Igreja. Querido filho, Diácono Henrique, eu tive a graça de crismá-lo e, hoje, tenho a graça maior de ordená-lo Presbítero. Estamos no mês vocacional com o tema: Igreja – uma sinfonia vocacional. No sábado passado, eu ordenei Bispo a Dom José Otácio, do nosso clero de Niterói, e iniciamos a Semana Nacional da Família. Hoje, véspera da Assunção de Nossa Senhora, dia dedicado à vida consagrada, ordeno um diácono religioso para presbítero e encerramos a Semana da Família. Continuamos vivendo essa sinfonia vocacional em nossa Igreja Arquidiocesana.”
Em outro trecho da homilia, Dom José Francisco comentou: “Deus vem, chama, escolhe, acredita, capacita, unge e mantém no seu serviço. Mas é preciso ter clareza sobre a especificidade desse chamado e desse ministério. A especificidade do nosso ministério passa, sem nenhuma dúvida, pela especificidade do nosso chamado. A manutenção do nosso ministério, obra do amor e da misericórdia, vai depender da clareza que tivermos e mantivermos, a vida inteira, a respeito do chamado. Chamado que um dia respondemos e que todos os dias teremos de manter, a partir de uma fidelidade sem limites.”
O Arcebispo Metropolitano finalizou: “Queridos irmãos bispos, padres e diáconos, meu querido ordenando: Nós não somos funcionários de uma empresa. Nós fomos chamados. Essa é a especificidade da nossa vida. Nós não escolhemos. Nós fomos escolhidos. Somos escolhidos, a exemplo dos apóstolos, para acompanhar mais de perto os caminhos de Jesus e testemunhar seu amor. Com os olhos fixos em Jesus, como Pe. Henrique, você é chamado a fazer a experiência da força transformadora do Senhor em sua vida e na vida do mundo.” Em seguida, o Arcebispo acrescentou: “Querido Diácono Henrique, logo mais você será ordenado padre. Após a imposição das mãos e a oração, você será outro. Estará investido de uma força que não é sua, de algo que o transcende para além de todas as medidas, de um Outro, um Totalmente Outro, que não mais o convida para ver onde Ele mora, mas, agora, Ele mesmo faz sua morada dentro de você de modo novo, com a graça do presbiterado. Maria, Assunta ao céu, o acompanhe com seu carinho de mãe para que você sempre esteja com os olhos fixos em Jesus.”
A Pequena Obra da Divina Providência é uma congregação religiosa católica fundada por São Luís Orione. A obra tem como missão servir aos mais necessitados, especialmente crianças, jovens e pessoas com deficiência.
Emocionado com a celebração, Henrique agradeceu a todos que o apoiaram em sua jornada e pediu as orações da comunidade para que possa exercer seu ministério sacerdotal com amor e dedicação. A Pequena Obra da Divina Providência e a família Francioni Gama também expressaram sua gratidão por toda a manifestação de carinho e apoio.
Fotos: Angeline Menezes
Patrícia Künzel