No sábado, 10 de agosto, a Arquidiocese de Niterói vivenciou um momento especial com a ordenação de Monsenhor José Otácio Oliveira Guedes como Bispo. A cerimônia ocorreu no Ginásio Dom Bosco e contou com a presença de numerosos religiosos e fiéis, marcando um novo capítulo na vida do querido Monsenhor José Otácio.
O Bispo Ordenante foi Dom José Francisco, Arcebispo Metropolitano de Niterói. A cerimônia foi transmitida ao vivo pelos canais oficiais da Arquidiocese no Facebook e YouTube (@arqnit), além da Rede Vida e TV Horizonte.
Em sua homilia, Dom José Francisco destacou: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. Querido Mons. José Otácio, você experimentou o encontro com Jesus, que o chamou a pastorear com Ele. Pastorear com Jesus é o oposto do pastoreio de um mercenário, movido apenas pelo salário. O bom pastor não é pastor porque as ovelhas quiseram ou elegeram. Ser pastor não é um exercício de democracia. Ser pastor é um exercício de amor. O pastor só é pastor porque ama, sobretudo, porque ama as ovelhas e é capaz de dar a vida por elas. Ser pastor é ser capaz de segurar nos braços e não deixar cair. Ser pastor é ser capaz de carregar a ovelha ferida para que ela possa sobreviver. Jesus, o bom e belo pastor, ensina que o modo de ser e o modo de amar de Deus deve ser o programa de vida para todos os pastores. Amar é o jeito de Deus ser. Nós não sabemos o jeito de Deus, porque o jeito de Deus não é para saber. Nós experimentamos o jeito de Deus, porque o jeito de Deus é para ser experimentado.”
Dom José Francisco também mencionou: “Inspirado no apóstolo Paulo, você escolheu como lema para o seu episcopado: ‘COLABORADORES DA VOSSA ALEGRIA’. Você será um colaborador da alegria de um novo bispo, o arcebispo de Belo Horizonte, e em espírito colegial com os outros bispos auxiliares. Com um novo povo, o bom e querido povo mineiro da Arquidiocese de Belo Horizonte. Lá, você é chamado a ser um colaborador da alegria do Evangelho e da comunhão em Cristo. Assim como Jesus tem o jeito máximo de ser Deus, você, com o seu jeito de José Otácio, deve mostrar o jeito de Deus experienciado em sua vida. Com o seu jeito de José Otácio, colaborador da alegria, você deverá conduzir os discípulos à alegria da fé pela pregação da Palavra de Deus, Palavra que você tanto ama, conhece e procura viver. Com o seu jeito de José Otácio, colaborador da alegria, você é chamado a santificar através dos sacramentos e, unido a Cristo, oferecer o sacrifício da vida no altar da própria vida. Com seu jeito de José Otácio, colaborador da alegria, você é chamado a pastorear, reunindo o rebanho do Senhor com a caridade de Cristo. Você vai revelar o jeito do Cristo Mestre, Sacerdote e Pastor com o seu jeito de José Otácio. Nós, Bispos, com nossa presença amiga nessa solene sagração episcopal, com a imposição das mãos e a transferência do legado dos Apóstolos, trazemos-lhe o nosso carinho, o nosso desejo de caminhar juntos e a nossa comunhão eclesial no Ministério de Cristo.”
O Arcebispo Metropolitano de Niterói, Dom José Francisco, concluiu sua reflexão pedindo a intercessão da Trindade Santa pelo novo ministério de Dom José Otácio Guedes, afirmando: “Que a Graça e o Amor da Trindade Santa conduzam sempre seus passos, Mons. José Otácio, e Maria, colaboradora da nossa alegria ao nos trazer o Salvador, seja sua mãe e protetora, hoje e sempre. Amém!”
A ordenação episcopal é um sacramento fundamental da Igreja Católica, pelo qual um homem é consagrado bispo e recebe a plenitude do sacerdócio. Este rito simbólico confere ao novo bispo a missão de suceder aos apóstolos na tarefa de anunciar o Evangelho, santificar o povo de Deus e governar a Igreja particular a ele confiada.
Com a atualização do Ritual das Ordenações, o termo “sagração” foi substituído por “ordenação”, tanto para o episcopado quanto para o presbiterado e o diaconato. Essa mudança reflete uma compreensão mais clara da natureza sacramental do bispo e de sua missão na Igreja. Anteriormente, “sagração” estava associado à coroação e consagração de reis e imperadores. O novo Ritual adotou a mesma terminologia para todos os graus do sacramento, alterando a “Oração consecratória” para “Prece de Ordenação”.
O rito central da ordenação episcopal incluiu a imposição das mãos por todos os bispos presentes e a oração de ordenação. Todos os bispos impuseram as mãos sobre o ordenando e colocaram o livro dos Evangelhos aberto sobre sua cabeça. O bispo ordenante principal rezou a oração de ordenação, invocando o Espírito Santo sobre o eleito, para que ele pudesse exercer seu ministério com frutos.
Breve História de Monsenhor José Otácio
Natural de São Sebastião do Maranhão (MG), o padre José Otácio Oliveira Guedes dedicou sua vida ao serviço da Igreja Católica. Com sólida formação em teologia e vasta experiência pastoral, destacou-se pela formação de novos sacerdotes e pela evangelização. Ordenado presbítero em 2000, atuou como formador e reitor no seminário da Arquidiocese de Niterói, além de trabalhar na pastoral universitária e coordenar cursos de teologia para leigos. Com doutorado em Teologia Bíblica pela PUC-Rio, também se destacou como professor universitário, lecionando sobre o Novo Testamento. Sua experiência como missionário na Arquidiocese de Porto Velho aproximou-o das realidades de comunidades carentes e ampliou sua visão de Igreja. O padre José Otácio foi Reitor do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma, onde acompanhou a formação de padres brasileiros e ofereceu apoio espiritual e acadêmico até 1º de julho, quando padre Valdir Cândido assumiu a função para um mandato de três anos.
Reveja a íntegra da Celebração com a Câmera Exclusiva:
Foto destaque: Fábio Miranda