Festa de São Pedro em Jurujuba, Niterói

Dom Geraldo de Paula, Bispo Auxiliar, participou da Procissão Marítima

Por mais de um século, a comunidade de Jurujuba celebra a Festa de São Pedro com devoção e alegria, mantendo viva a tradição dos pescadores com missas, procissões terrestre e marítima, além de shows, barracas com comidas típicas e apresentações de quadrilha. Este ano marca o 128º aniversário dessa celebração.

A festa começou na noite de sexta-feira, 28 de junho, com barraquinhas e atrações musicais. No entanto, as boas-vindas ao dia do padroeiro foram dadas na madrugada da solenidade, 29 de junho, com a alvorada ao Santo. Em seguida, às 6h, ocorreu a primeira Missa Solene, presidida pelo pároco, Pe. Josiano Santos. Às 9h, a Missa campal foi celebrada pelo Bispo Auxiliar, Dom Geraldo de Paula.

A procissão terrestre percorreu as ruas do bairro de Jurujuba até o cais, onde a imagem de São Pedro foi levada para o barco e seguiu em procissão marítima. Pela primeira vez na história da festa, um bispo, Dom Geraldo de Paula, participou da procissão marítima, juntamente com o pároco, Pe. Josiano Santos, que também participou da festa pela primeira vez.

Após a procissão, ocorreu o almoço do Pedrão, preparado com carinho pelos voluntários da capela. A programação do dia foi intensa, com momentos de fé, espiritualidade e alegria, incluindo shows culturais. Houve mais duas missas, às 16h e 19h, seguidas pela tradicional queima do quadro de São Pedro e o festival de fogos.

Os festejos encerraram no domingo, 30 de junho, com a Santa Missa às 10h, presidida pelo Pe. Rafael, seguida de uma moto procissão, o almoço do Pedrão, barraquinhas de comidas típicas e mais shows culturais.

Com informações de Angeline Menezes
Fotos: Pascom São Francisco

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Postagens Relacionadas
Total
0
Share