Dia do padroeiro: Festa na ArqNit

São João Batista é padroeiro da Arquidiocese de Niterói e dos Municípios de Niterói e Itaboraí. São João Batista nasceu em junho, precisamente no dia 24. Em um cenário tão controverso, surge um homem simples, com uma importantíssima missão: preparar o caminho para a chegada do Messias. O Arcebispo Metropolitano de Niterói, Dom José Francisco, celebrará a Missa Solene de São João Batista, na Catedral São João Batista, Centro de Niterói às 17h. Outro destaque é o tradicional Angu à Baiana, que será servido no almoço, às 12h da sexta-feira, dia 24 de junho.

A Arquidiocese de Niterói está construindo uma Nova Catedral em honra a São João Batista, obra idealizada por Oscar Niemeyer, na Avenida Plinio Leite, s/nº, Caminho Niemeyer, Centro, Niterói. As fundações já foram concluídas. A Nova Catedral foi projetada para acolher 5 mil pessoas, em seu interior. A arquitetura é composta por uma cúpula de 60 metros de diâmetro e suspensa por três arcos de 65 metros de altura. Conta também com um altar externo para celebrações, com capacidade para até 15 mil pessoas na esplanada. Terá, ainda, uma sacristia, capela do Santíssimo, espaço cultural multiúso para exposições e eventos, arquivo histórico, museu de arte sacra, ossuário, livraria
com lanchonete. Está situada às margens da Baía de Guanabara, num local privilegiado pela natureza.

E este ano as festas do Padroeiro encerra dia 30 de junho, com um grande Festival para 20 mil pessoas com inicio às 10h, na Praça do Povo no Caminho Niemeyer. No dia terá, Santa Missa, almoço, apresentações de MPB e quadrilha e shows com Ilmar Quintanilha, Gabriela Sá e Rosa de Saron que após 10 anos, está de volta a cidade de Niterói.

A obra está sendo feita através de doações de fiéis e empresários, que já contribuem para essa bela edificação. As mobilizações estão em andamento em todas as cidades que fazem parte do território episcopal da Arquidiocese de Niterói.

História de São João Batista

Diz a história bíblica, que na antiga Judeia, Isabel e Maria, mãe de Jesus, estavam grávidas. João era filho de Zacarias e Isabel, e primo de Jesus Cristo. É considerado o último dos profetas nascido de uma mulher. Os evangelhos dizem que, ainda no ventre de sua mãe, João percebeu a presença do Messias, “estremecendo de alegria” na presença de Maria, quando esta foi visitar a prima, Isabel. O evangelho de São Mateus fala das pregações de conversão e dos batismos que realizava às margens do rio Jordão, não distante de Jericó. Foi João Batista quem batizou o próprio Cristo. João batizava com água. A liturgia festeja, no nascimento de São João Batista, a “Aurora da Salvação”, o aparecimento neste mundo, do Precursor do Messias. O nascimento do Precursor, seis meses antes do nascimento de Jesus, é parte da grandeza do mistério da encarnação, que ele anuncia. Isso se deve, certamente, à missão única que, na história da salvação, foi confiada a esse homem, santificado no seio de sua mãe, pela presença do Salvador, que dirá mais tarde: “Que fostes ver no deserto. Um profeta? Sim, Eu vos digo, é mais do que um profeta. Este é aquele de quem foi dito: Eis que envio a tua frente o meu anjo que preparará Teu caminho diante de Ti, pois Eu vos digo, que entre os nascidos de mulheres não há ninguém maior do que João. Mas, o que é menor no Reino de Deus é maior do que ele” (Lc7, 24 a 28).

PROGRAMAÇÃO CATEDRAL SÃO JOÃO

24 de junho (dia de São João)

8h – Santa Missa
9h30 – Santa Missa
11h – Santa Missa
12h – Tradicional Almoço
14h – Santa Missa
15h30 – Santa Missa
17h – Santa Missa Solene presidida pelo Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco,
seguindo-se a procissão.
20h – Show

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Postagens Relacionadas
Total
0
Share