A Capela Provisória São João Paulo II, localizada no terreno onde está sendo construída a Nova Catedral de São João Batista em Niterói, completou 9 anos de existência, no dia 13 de abril. Para celebrar a data, no dia 27 de abril, foi realizada Missa em Ação de Graças na capela, presidida pelo Padre Marcos André (Dedé), vice-ecônomo da Arquidiocese de Niterói.
Durante a homilia, Padre Marcos André relembrou a história da criação da capela provisória em honra a São João Paulo II, que foi inaugurada em 13 de abril de 2015, pelo Arcebispo Metropolitano de Niterói, Dom José Francisco.
A capela tem capacidade para acomodar até 250 pessoas sentadas e foi erguida com o objetivo de movimentar os fiéis da Arquidiocese na intercessão da construção da Nova Catedral São João Batista, e oferecer um espaço para celebrações, evangelização e atendimento espiritual. Na Capela, está exposta, aos pés da imagem de São João Paulo II, a relíquia de primeiro grau do Santo.

Ela, também, tem um papel importante na aproximação dos fiéis. Sua localização, próxima ao terminal rodoviário e em local de grande fluxo de pessoas, facilita o acesso e a torna um ponto de referência importante na cidade.
Ao final da Missa, um bolo foi partilhado com os fiéis presentes, que puderam celebrar juntos os 9 anos da Capela São João Paulo II. A Capela, que, no ano passado, passou por uma reforma, agora agrega, em seu interior, o Setor Nova Catedral e uma lojinha. Ao longo dos seus 9 anos de existência, a Capela acolheu vários fiéis em momentos de alegria, fé e reflexão.
Conheça a história da Capela Provisória São João Paulo II

Um dia histórico para a Arquidiocese de Niterói. No dia 13 de abril de 2015, o Arcebispo Dom José Francisco inaugurava a Capela São João Paulo II, um novo espaço de fé para a Arquidiocese. Localizada no terreno onde está sendo construída a Nova Catedral de São João Batista, a capela acomoda até 250 pessoas sentadas e simboliza o primeiro passo para a realização de um grande sonho: a construção de um novo templo grandioso para a cidade.
Mais de 400 pessoas se reuniram para celebrarem a inauguração, em cerimônia emocionante que contou com a presença de autoridades religiosas, como o Arcebispo Emérito Dom Frei Alano Maria Pena. A Capela São João Paulo II não é apenas um local de oração, mas também um símbolo da importância da evangelização e do zelo pastoral.

No presbitério da Capela, foi colocada e abençoada a imagem de São João Paulo II, o Papa que, durante sua visita ao Brasil, abençoou a maquete da nova catedral. A presença dessa imagem serve como um lembrete da fé e da esperança que inspiram a construção do novo templo.
Na ocasião, Dom José Francisco, em sua homilia, destacou a importância da Capela São João Paulo II como um marco na história da Arquidiocese de Niterói. Ele ressaltou que a Capela é “um sinal visível da graça de Deus agindo no meio do povo” e que servirá como um local de oração e encontro para os fiéis, impulsionando, e inspirando as pessoas a se unirem na construção da Nova Catedral e na realização desta “Obra de Fé”.
A Nova Catedral de Niterói
A Nova Catedral São João Batista de Niterói é um projeto grandioso que visa atender às necessidades da comunidade católica dos 16 municípios que compõe a Arquidiocese de Niterói. A Catedral será um espaço de fé, encontro e celebração, além de um espaço cultura e arquitetônico para Niterói.
A construção da Catedral está em andamento, e, é financiada por doações dos fiéis da Arquidiocese. Para contribuir com a construção da Catedral, os fiéis podem fazer doações:
• Caminho da Gratidão:
Cadastre-se no site caminhodagratidao.com e eternize seu nome em uma das placas de cristal do Caminho.
• PIX:
Doe qualquer valor, através da chave [email protected]. Envie o comprovante para o e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (21) 98485-2521.
• Boleto bancário:
Ligue para (21) 98485-2521 e se cadastre para receber o boleto por e-mail ou WhatsApp.
A participação de todos os fiéis é fundamental para a construção da Nova Catedral São João Batista. A Catedral é um projeto de todos e a colaboração de cada fiel é importante para que o sonho, que já começa a ganha forma se torne realidade.
Fotos: Laudercir/Íngrid Bianchini
Fotos Arquivo: Thiago Maia