Tríduos, Missas e Carreata: saiba onde celebrar São Jorge na ArqNit

Um dos santos mais populares do Brasil, será comemorado pela Arquidiocese de Niterói, na próxima terça-feira, dia 23 de abril. Ele que é  padroeiro dos cavaleiros, soldados, escoteiros, esgrimistas e arqueiros. Estamos falando de São Jorge,   também invocado contra a peste, a lepra e serpentes venenosas.  Muito querido e venerado pelos cariocas, o dia de Santo é feriado estadual.

E, aqui na cidade de Niterói e vizinhas, a ArqNit, terá diversas comunidades celebrando o dia do Padroeiro São Jorge. Confira a  programação:

Vicariato Rural

Em Caluge, Itaborái-RJ, a Capela de São Jorge convida aos devotos para o Tríduo, de 20 a 22 de abril. No dia do Padroeiro, a Alvorada será, às 6h. Programado para às 8h 30min está o “Amigos do Terço de São Jorge” e às 9h 30 min, todos são convidados a permaneceram para o Grupo de Oração Jesus Fonte de Água Viva.
A celebração Solene e procissão estão marcadas para 10h 30 min. Será presidida pelo Pe. Rafael Costa. Após um almoço festivo com cardápio de frango na brasa. Convites e informações, (21) 2635-1066 / (21) 98485-8431 (somente ligação), de Terça a Sexta: 09:00h às 17:00h.

Vicariato São Gonçalo

No bairro Lindo Parque, os festejos em honra a São Jorge terão início no dia 19, com o Tríduo. No dia do Patrono (23), após a alvorada às 6h, as missas serão presididas às 7h, 10h e 19h.  O tradicional angu à baiana será servido a partir das 11h. Convites e informações pelo WhatsApp (21) 99983-9580, das 8h às 12h.

O Terço Mariano às 16h,  une  pastorais e movimentos e prepara os fiéis para  a tradicional  procissão pelas ruas do bairro, programada para às 18h.

Vicariato Niterói

No Centro da cidade de Niterói, a Capela de São Jorge recebe os devotos desde o dia 20, com o Tríduo Oracional. E, no dia Solene haverá missa campal  às 06h 30 min, 8h 30 min e 10h 30 min. A comunidade  também convida para oração do Terço Mariano, às 12h.

A  Capela seguirá acolhendo aos fiéis e devotos que desejam agradecer ou pedir bençãos a São Jorge. E, convida para recitar  o Terço da Misericórdia, às 14h 30min, seguido de missa campal.  A última celebração do dia festivo será às 17h,  após a tradicional procissão percorrerá as ruas do centro de Niterói.

A organização do evento informa  a visitação  nos dias 20, 21 e 22 será das 8h às 20h.

Vicariato Lagos

Outra festa para o Patrono São Jorge acontecerá em Saquarema, na Matriz Nossa Sra. de Nazareth. Com o Tríduo do dia 20 ao dia 22. No dia da Solenidade, a Alvorada faz o convite aos fiéis às 6h, para que se preparam  para a concentração na praça do coração, pois a carreata sairá, às 8h 30min. O trajeto passará pelos bairros: Centro, Gravatá e Boqueirão.

A Missa será às 11h e contará com a participação do Coral Vozes da Esperança. A tradicional “Feijoada de seu Jorge”, será no Clube Saquarema, a partir das 13h. Participação especial de Jefferson Santos.

Sobre São Jorge

Muitas narrativas fantasiosas têm surgido em torno da figura de São Jorge, um mártir venerado na Igreja Católica e uma das histórias mais conhecidas retrata seu confronto com um dragão para salvar uma jovem, um episódio que remonta ao período das Cruzadas.

O Santo nascido por volta do ano 280 na Capadócia em uma família cristã, mudou-se para a Palestina e ingressou no exército de Diocleciano. Em 303, quando o imperador ordenou a perseguição aos cristãos, Jorge doou seus bens aos pobres, rasgou o édito diante de Diocleciano e afirmou sua fé em Cristo. Por isso, foi brutalmente torturado e decapitado. Sua sepultura em Lida, agora uma cidade israelense, abriga ruínas de uma basílica construída em sua honra. A “Passio Georgii”, uma obra hagiográfica lendária, classificada pelo Decreto Gelasianum em 496, é uma das fontes mais antigas que mencionam São Jorge. Muitas narrativas sobre ele surgiram ao longo dos anos após a “Passio”.

Total
5
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Postagens Relacionadas
Total
5
Share