Na ArqNit, devotos e fiéis do Santo das causas urgentes, padroeiros dos estudantes e viajantes, se preparam para celebrar sua data, em 19 de abril, na Capela em honra a Santo Expedito, que fica no Fonseca, em Niterói .
Ela é a primeira Capela dedicada ao Santo, no Brasil, foi construída em 1902, por imigrantes italianos e pertence à Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, no Cubango.
Santo Expedito foi um militar romano, Comandante-em-chefe da 12ª Legião, conhecida como “Fulminata”, aquartelada em Melitene, com um efetivo de mais de 6.800 soldados, e era encarregada de proteger o Império das invasões dos bárbaros orientais. Sendo composta de cristãos a maioria de seus subordinados, todos nativos da Armênia. Expedito teria sido condenado durante as perseguições de Diocleciano, em 19 de abril do ano 303, martirizado e, por fim, decapitado, com a espada, por se recusar a adorar os deuses pagãos.
Venha celebrar!
As comemorações do dia do Padroeiro, dia 19 de abril, terão início com a Santa Missa, às 8h. No decorrer do dia , haverá mais celebrações, às 10h, 12h, 16h e 19h.
A comunidade, também, convida a todos para rezarem o Terço da Misericórdia, às 15h, e para o tradicional almoço, que terá no cardápio: estrogonofe e angu à baiana.
Testemunhando a fé, a procissão em honra a Santo Expedito está marcada para as 18h.
E, os festejos permanecem no final de semana. No dia 20 de abril, haverá celebração às 17h, e após quermesse, noite de caldos e show. Domingo (21), a missa será às 10h 30min.
A Capela está localizada na Rua Lopes da Cunha, 255. Fonseca, Niterói -RJ.