Brasília, DF – A Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está reunida, em Brasília, na sede da Conferência, desde o dia 19 de fevereiro. O encontro, que se estende até o dia 22, tem como objetivo planejar as atividades do ano e discernir o caminho para todo o quadriênio da atual gestão e sua missão.
Na manhã da terça-feira, 20 de fevereiro, os participantes foram acolhidos pelo Bispo Auxiliar de Brasília e pelo secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, que lhes dirigiu palavras de motivação.
De acordo com o Bispo eleito de Petrópolis (RJ) e presidente da Comissão para a Doutrina da CNBB, dom Joel Portela Amado, a equipe está buscando compreender as implicações teológicas para a missão evangelizadora hoje.
“Até o momento, a conversa tem-se centrado na pessoa de Jesus Cristo e em como anunciar sua mensagem, como permitir o sentir com a Igreja, a comunhão da Igreja na diversidade de modos de ser de diferentes configurações culturais e de tantas causas específicas, mas todas elas em torno do mesmo Jesus”, destacou dom Joel.
Segundo dom Joel, o grande desafio colocado para a reflexão da Comissão pode ser resumido em duas palavras: “comunhão” e “sinodalidade”, traduzidas como unidade na pluralidade. “Vemos que há muitas causas, muitas lutas, muitos sonhos. Mas como juntar tudo isto e perceber que há uma vivência do Evangelho que deve perpassar toda essa diversidade de situações?”.
Participaram da reunião Dom Joel Portella Amado (Bispo eleito de Petrópolis, RJ), presidente da Comissão; Dom Antônio Luiz Catelan (Bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, RJ); Dom Francisco de Sales Alencar Batista (Bispo da Diocese de Cajazeiras, PB); Dom Magnus Henrique Lopes (Bispo da Diocese de Crato, CE); Dom Marcelo Antônio da Silva (Bispo auxiliar da Diocese de Santo Amaro, SP); Padre Douglas Alves Fontes (Assessor da Comissão, Arquidiocese de Niterói, RJ); Padre Tiago Fraga Gomes (Assessor da Comissão) e Grupo de peritos em Doutrina da Fé.
Com informações e fotos da CNBB
#CNBB #DoutrinaDaFé #Evangelização #Comunhão #Sinodalidade