Monsenhor Guedes recebe título ‘Apoteose Imortal 2023’

Na sexta-feira, dia 12 de janeiro, Monsenhor Guedes recebeu o título de reconhecimento Apoteose Imortal 2023 da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, por sua inigualável participação nas diversas atividades culturais, em âmbito internacional no ano de 2023. Foi uma belíssima cerimônia, que homenageou Monsenhor João Alves Guedes.

O sacerdote de 75 anos tem uma grande experiência na área eclesiástica e em Ciências Humanas. Monsenhor Guedes, atualmente, é pároco da Paróquia São Pedro, em São Pedro da Aldeia – Vicariato Lagos.

Nascido no estado de Minas Gerais, Monsenhor João Alves Guedes sempre teve interesse pela vida eclesiástica. Começou seus estudos na cidade mineira de Diamantina, cursou o Ensino Médio em Niterói, e , anos depois, foi para a cidade paulista de São Carlos, onde se graduou em Filosofia e, mais tarde, no Rio de Janeiro, em Teologia, na Escola Teológica dos Beneditinos. Após a sua ordenação sacerdotal, viajou para Roma, na Itália, onde passou dois anos aprofundando-se na fé. De volta ao Brasil, viajou para Salvador, na Bahia, onde fez pós-graduação em Liturgia, na Universidade Federal de Salvador.

Monsenhor Guedes é escritor, autor de obras como “Domingo, nascimento de uma nova criação”, traduzido para o espanhol e o italiano, e “Celebrando e Aprendendo na Catequese”. Também realiza cursos e palestras em todo o país, referentes a diversos temas ligados à teologia e à liturgia. É , também, professor universitário, atuando ,hoje, não só no ensino a distância do Centro Universitário Internacional (UNINTER), de Curitiba , mas também trabalhando no Instituto Filosófico e Teológico do Seminário São José, de Niterói, e na Escola Diaconal Maria Auxiliadora, além de ser assessor de liturgia do Conselho Episcopal Regional Leste 1, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Foi coordenador arquidiocesano de Pastoral e pároco, nas paróquias niteroienses do Barreto, Cubango e Ilha da Conceição. Em Rio Bonito, atuou na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em 1975, assumindo a liderança da igreja, anos mais tarde, entre 2002 e 2009. Enquanto Compositor, são de sua autoria as canções que celebram os 250 anos da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em 2018. Membro da Academia Niteroense de Letras, desde de novembro de 2018, ocupa a cadeira de número 24.

Por João Dias
Fotos: Padre Ricardo Dias

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Postagens Relacionadas
Total
0
Share