O Vicariato de São Gonçalo, se mobiliza para realização da festa do padroeiro 2024 e a Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante realizará seis dias de celebrações, que terão início no primeiro domingo de janeiro (7), e se estenderão até 14 de janeiro.
Este ano, a festividade contará com o Tríduo Oracional, com início no dia 07/01 e término 09/01, sempre às 19h 30 min. No dia do padroeiro (10), está programada a tradicional procissão com saída, às 18h 30min, seguida da Santa Missa, às 19h , e após , “show” com o ministério ADORASAMBA.
Outras apresentações de grupos musicais estão previstas para o final de semana de 13 e 14 de janeiro. Após a missa das 18h, Jadir Barcelos se apresenta, no dia 13 , e no domingo (14), a Banda Zero Hora encerra as festividades do padroeiro do município.
“Celebrar esta festa é preservar a história e homenagear aquele que contribuiu com grandes exemplos para o mundo.”
Pe. André Luis Siqueira.
As missas poderão ser acompanhadas pelo canal do Youtube da paróquia: “Voz do amarante”.
Conheça sobre o Frei Gonçalo de Amarante
Frei Gonçalo nasceu, em 1187, em Arriconha, freguesia de Tagilde, próximo a Guimarães, norte de Portugal. Pertencente à nobre família dos Pereiras, viveu nos reinados de Dom Afonso II, Dom Sancho II e Dom Afonso III.
Muito cedo, ele se viu chamado ao sacerdócio. Em sua formação humana e cristã, Frei Gonçalo passou pelo Convento Beneditino, depois por Braga, lugar onde foi ordenado pelo Arcebispo. Não demorou muito para ser abade em São Paio de Riba Vizela, junto à sua terra natal.
Após retornar de peregrinações, em Roma e na Terra Santa, ele teve ainda mais ardor para evangelizar. Discerniu sua vida religiosa e entrou para a família dominicana, daí vem o “frei”. Quanto ao “Amarante”, com seus irmãos de comunidade, ele foi para a cidade de Amarante em missão. Ele ficou conhecido como um segundo fundador dessa cidade, porque o seu amor apostólico o levava a ser um sinal no meio da sociedade.
Partiu para a glória em 10 de janeiro de 1262, deixando para o povo de Amarante, para todas as gerações ao norte de Portugal, para toda Europa e para todo o mundo, um testemunho de santidade que colabora para uma civilização mais justa. Seu exemplo de bondade tornou-o célebre e a sua devoção é muito popular, até mesmo no Brasil, onde é padroeiro de algumas cidades.
Via de Santificação
Três processos canônicos foram pleiteados para a beatificação e canonização de Frei Gonçalo. Papa Júlio III concedeu o culto público em 24 de abril de 1561. Mais tarde, em 1671, o Papa Clemente X estendeu o ofício e a missa de São Gonçalo a toda a Ordem Dominicana.
Por Íngrid Bianchini
Fonte: cancaonova.com
Arte divulgação