Paróquia da ArqNit comemora 65 anos com Missa Solene

As festividades pelos 65 anos da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, no Cubango, em Niterói, terão início do dia 1 de novembro, às 19h, com a celebração da missa Solene que contará com as presenças do Arcebispo, Dom José Francisco e do Bispo Auxiliar, Dom Geraldo de Paula. Na ocasião, comemoraremos o aniversário Natalício de Dom Geraldo de Paula Souza.

No dia 19 de novembro, um domingo especial aguarda você . Após a missa das 18h, haverá a noite de petiscos e , às 20h, terá início o “Show de Prêmios”. Com ingressos no valor de R$ 30, o participante concorrerá às seguintes premiações: TV 32 Polegadas da LG, um Notebook Asus, uma Air Fryer e um Aspirador de Pó.

Programe-se e participe deste momento de louvor pela história paroquial com os fiéis do Cubango.

Por Íngrid Bianchini

Conheça a história da Paróquia

Supõe-se que no ano 1921, o Senhor JOÃO RODRIGUES SERRÃO e Senhora DOMINGA SERRÃO doaram à Mitra Arquidiocesana de Niterói um terreno, então desmembrado do prédio da Rua Noronha Torrezão, conforme escritura do dia 20 de julho do mesmo ano, para construção de uma Capela em Honra a SÃO GERALDO. Iniciou a construção com a união da comunidade.

DOM CARLOS GOUVÊA COELHO Bispo de Niterói na época, atendendo aos pedidos dos Missionários do Sagrado Coração, no dia 1º de novembro de 1958, visando o desenvolvimento do bairro do Cubango e com intuito de atender às necessidades espirituais dos filhos daquela comunidade, mudava o orago da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário (em Icaraí), para Nossa Senhora do Sagrado Coração, que é conhecida como Santuário das almas e fica situada à Rua Alvares de Azevedo, 237, e no mesmo dia, criava a Paróquia do Cubango (nossa querida paróquia), tendo como orago Nossa Senhora do Rosário e mais tarde Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, segundo o relato de uma paroquiana a Maria Amélia, o São Benedito foi trazido por uma senhora chamada Regina Xavier que encontrou a imagem em um canto da antiga paróquia em Icaraí toda suja de tinta, a mesma pegou a imagem e a trouxe em seu colo para a nova paróquia no Cubango, que funcionava na atual capela do Santíssimo, onde foi restaurada e não saiu mais de lá, daí passou a ser chamada de PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO E SÃO BENEDITO. O primeiro vigário foi o VIGÁRIO ECÔNOMO JESUS MONTOLO GARCIA e homenageando a população radicada ao redor da nova irmandade, a Paróquia passou a render graças a São Benedito, e a Nossa Senhora do Rosário que é mãe, abençoa e protege todos os seus filhos. Nossa Igreja passou por várias modificações até chegar a esta forma que se encontra.

Na época do Padre Eugênio, ocorreu à primeira modificação na planta da igreja, ele não obedeceu à planta oficial e construiu uma torre no lugar de uma cruz com 15 metros de altura, simbolizando os quinze mistérios do Rosário. No ano de 2003 a paróquia sofreu uma intervenção para mudar sua estrutura arquitetônica, anteriormente a fachada era toda de azulejo amarelo e azul, quem não a conhecia ou não era frequentador não sabia que era uma igreja, no projeto havia a modificação da fachada da igreja, e construção de duas novas torres, após a reforma a pintura externa passou a ser branca, e também foi construído o quarto andar (atual casa do Padre), hoje a igreja está na cor caramelo.

Por Deolinda Santos – PASCOM

Local: Rua Noronha Torrezão, 720 – Cubango

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Postagens Relacionadas
Total
0
Share