OSIB realizou o Encontro Nacional de atualização para Psicólogos e Psicólogas

A Organização dos Seminários e Institutos dos Brasil (OSIB), promoveu de 22 a 24 de setembro, em Guarulhos (SP), o Encontro Nacional de Atualização para Psicólogos e Psicólogas que colaboram com a formação sacerdotal na Igreja no Brasil.

O encontro aprofundou o tema: “Reflexões sobre as parafilias na formação humano-afetiva dos futuros presbíteros” e foi assessorado pelo padre Sérgio Lucas, mestre e doutor em Psicologia Clínica e membro da  arquidiocese de São Paulo. Participaram 120 psicólogos de 15 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O presidente da Comissão Episcopal para o Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ângelo Ademir Mezzari, definiu o encontro como um momento muito importante porque está aprofundando umas das dimensões fundamentais: a formação humano-afetiva dos futuros presbíteros na perspectiva de uma formação integral.

O referencial da OSIB,  o bispo de Parintins (AM), dom José Albuquerque de Araújo, ressaltou que o objetivo do encontro é dialogar com os profissionais que ajudam as equipes dos formadores nos seminários numa área tão desafiadora que é a formação e sexualidade humana. “Os encontros anuais com psicólogos sempre trazem temáticas relevantes a serem levadas para as equipes de formação nos seminários brasileiros”, disse.

Integralidade da pessoa

O presidente da OSIB Nacional, membro do clero da diocese de Osasco (SP), padre Vagner João Pacheco de Moraes, ressaltou que o tema do encontro deste ano está em sintonia com os temas anteriores e busca fazer um olhar mais cuidadoso sobre a integralidade da pessoa, trabalhando a dimensão afetiva.

“Sabemos que os desafios são muitos no nosso tempo e o trabalho de formação dos futuros presbíteros traz o olhar de acolhimento, de atenção e, ao mesmo tempo, formativo de redescobrir o amor de Deus na vida e, a partir deste amor, entregar-se também a uma vocação específica”, reforçou.

O padre Sérgio Lucas, que também é professor de Psicologia Pastoral da Faculdade de Teologia da PUC-SP, reforçou que sendo o encontro de psicólogos que cuidam, nos espaços formativos, da saúde mental, a coordenação achou importante aprofundar o tema “parafilias”. “São psicólogos do Brasil inteiro que hoje refletem, discutem e compartilham conhecimento sobre o assunto da formação presbiteral”, disse.

A representante da diocese de Palmeira dos Índios (AL), Marta Janaina Batista, ressaltou a importância para os formadores de se encontrarem, anualmente, para aprimorar sua formação. “Esse tema é importantíssimo para que nós, junto aos formadores, saibamos como conduzir os processos com a perspectiva de redução de danos”,  avaliou.

O que é a OSIB

A OSIB é um organismo da Igreja no Brasil que visa articular e integrar os Seminários e demais casas de formação, buscando critérios e diretrizes comuns na ação formativa dos futuros Presbíteros do nosso país, respeitando a caminhada de cada regional, com suas respectivas Igrejas Particulares e dos diferentes Institutos.  O referencial da OSIB é  o bispo de Parintins (AM), dom José Albuquerque de Araújo e o presidente do organismo é o padre Vagner João Pacheco de Moraes, membro do clero da diocese de Osasco (SP).

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Postagens Relacionadas
Total
0
Share