Amanhã, 02 de setembro, dois seminaristas do Seminário Arquidiocesano São José serão instituídos leitores, durante a Santa Missa, às 11h. As instituições ao leitorato fazem parte do processo formativo do candidato ao sacerdócio que, depois de alguns anos de formação, vai dando passos significativos para o futuro exercício do ministério presbiteral.
O Seminário Arquidiocesano São José, fica na Rua Doutor Genserico Ribeiro, 59, São Lourenço, Niterói.
Instituição de leitores e acólitos
Em preparação para o sacerdócio, os seminaristas do 2º e 3º anos de teologia recebem os ministérios de leitor e acólito (Acolitato e Leitorato), respectivamente, para melhor se prepararem, e exercê-los por um tempo conveniente, antes da Ordenação Presbiteral. O leitor é instituído para o ministério que lhe é próprio, ou seja, fazer a leitura da Palavra de Deus na assembleia litúrgica. E assim, tanto na missa como nos outros atos sagrados, é ele quem profere as leituras da Sagrada Escritura, exceto o Evangelho.
O acólito é instituído para cuidar do altar e auxiliar o diácono e o sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da Missa. Pertence-lhe, ainda, como ministro extraordinário, distribuir a Sagrada Comunhão. Além disso, em circunstâncias extraordinárias, pode ser encarregado de expor e repor a Sagrada Eucaristia, para adoração pública dos fiéis, mas não de dar a bênção com o Santíssimo Sacramento. Estes dois ministérios também são confiados aos leigos.
São etapas importantes na formação dos candidatos ao sacerdócio, passos significativos e aprofundados no compromisso com a grandeza da vocação à qual foram chamados, avançando para “águas mais profundas”, lançando suas redes. Rezemos para que o Senhor da messe envie mais operários para a sua messe, pois “a messe é grande, mas poucos são os operários”.
Por João Dias
Texto instituição de leitores e acólitos: Cerimonial dos Bispos
Arte: divulgação