Padroeiro da Arquidiocese: celebre São João Batista

São João Batista é padroeiro da Arquidiocese de Niterói e dos Municípios de Niterói e Itaboraí. São João Batista nasceu em junho, precisamente no dia 24. Em um cenário tão controverso, surge um homem simples, com uma importantíssima missão: preparar o caminho para a chegada do Messias.

Dom José Francisco, Arcebispo Metropolitano de Niterói, preside a Santa Missa em honra ao padroeiro São João Batista, na paróquia em honra ao santo, na Praça Cruzeiro, Rio Bonito, no sábado , 24 de junho às 17h. O Bispo Auxiliar de Niterói, Dom Geraldo de Paula, celebrará no mesmo horário a Missa Solene de São João Batista, na Catedral São João Batista, Centro de Niterói. Outro destaque é o tradicional Angu à Baiana, que será servido no almoço, às 12h , da sexta-feira, dia 24 de junho.

O Programa Niterói na Catedral, que vai ao ar às 15h, pelas Rádios Catedral FM 106,7; Rádio Anunciadora; Web Amparo e Perfume da Rosa ( o quê????) será ao vivo da Catedral São João Batista. Às 17h, as Redes Sociais da Arquidiocese transmitem a Santa Missa, com o Bispo Auxiliar, Dom Geraldo de Paula.

A Arquidiocese de Niterói está construindo uma Nova Catedral em honra a São João Batista, obra idealizada por Oscar Niemeyer, na Avenida Plinio Leite, s/no, Caminho Niemeyer, Centro, Niterói. Atualmente , o Caminho da Gratidão está sendo construído no anexo da Nova Catedral.

A Nova Catedral foi projetada para acolher 5 mil pessoas, em seu interior. A arquitetura é composta por uma cúpula de 60 metros de diâmetro e suspensa por três arcos de 65 metros de altura. Ela está situada às margens da Baía de Guanabara, num local privilegiado pela natureza.

A obra está sendo feita através de doações de fiéis e empresários, que já contribuem para essa bela edificação. As mobilizações estão em andamento em todas as cidades que fazem parte do território episcopal da Arquidiocese de Niterói. Para contribuir, basta ligar para 3602-1741, ou acessar o site novacatedral.com ou se dirigir à secretaria de uma Paróquia da Arquidiocese.

História de São João Batista

Diz a história bíblica, que , na antiga Judeia, Isabel e Maria, mãe de Jesus, estavam grávidas. João era filho de Zacarias e Isabel, e primo de Jesus Cristo e é considerado o último dos profetas nascido de uma mulher. Os evangelhos dizem que, ainda no ventre de sua mãe, João percebeu a presença do Messias, “estremecendo de alegria” , na presença de Maria, quando ela foi visitar a prima Isabel. O evangelho de São Mateus fala das pregações de conversão e dos batismos que João realizava às margens do rio Jordão, não distante de Jericó. Foi João Batista quem batizou o próprio Cristo. João batizava com água.

A liturgia festeja, no nascimento de São João Batista, a “Aurora da Salvação”, o aparecimento , neste mundo, do Precursor do Messias. O nascimento do Precursor, seis meses antes do nascimento de Jesus, é parte da grandeza do mistério da encarnação, que ele anuncia. Isso se deve, certamente, à missão única que, na história da salvação, foi confiada a esse homem, santificado no seio de sua mãe, pela presença do Salvador, que dirá mais tarde: “Que fostes ver no deserto.

Um profeta? Sim, Eu vos digo, é mais do que um profeta. Este é aquele de quem foi dito: Eis que envio à tua frente o meu anjo que preparará Teu caminho diante de Ti, pois Eu vos digo, que , entre os nascidos de mulheres , não há ninguém maior do que João. Mas, o que é menor no Reino de Deus é maior do que ele” (Lc7, 24 a 28).

PROGRAMAÇÃO CATEDRAL SÃO JOÃO
24 de junho (dia de São João)

8h – Santa Missa
9h30 – Santa Missa
11h – Santa Missa
12h – Tradicional Almoço
14h – Santa Missa
15h30 – Santa Missa
17h – Santa Missa Solene presidida pelo Bispo Auxiliar de Niterói, Dom Geraldo de Paula, seguindo-se a procissão.
20h30 – Show

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Postagens Relacionadas
Total
0
Share