Corpus Christi 2023: Arquidiocese de Niterói possui o maior tapete da América Latina

Na quinta-feira, 08 de junho, a Igreja Católica, em todo o mundo, celebra o dia de Corpus Christi. Nome que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. 

Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue. 

“O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente” (Jo 6, 55 – 59). 

Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós. 

Solenidade de Corpus Christi no município de São Gonçalo

O Arcebispo Metropolitano de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, presidirá a Celebração Eucarística de Corpus Christi, no dia 08 de junho, em São Gonçalo, às 16h. O Município possui o maior tapete de sal da América Latina.

Neste ano, a confecção dos tapetes, será a partir das 7h. Como em anos anteriores a confecção dos tapetes de Corpus Christi em São Gonçalo, utilizaram aproximadamente 200 sacos de serragem de 100 litros, inúmeros tubos de xadrez, além das 50 toneladas de sal, que serão utilizadas na confecção dos 238 tapetes que é Patrimônio Público Cultural e Religioso do Município. 

Na parte da tarde, os gonçalenses irão se concentrar na rua em frente à matriz São Gonçalo de Amarante, às 14h, para um belíssimo Louvor e recitação do Terço da Divina Misericórdia, e em seguida começará a Santa Missa, às 16h, sobre a presidência do Arcebispo Metropolitano de Niterói. A Matriz fica na Alameda Pio XII, nº 86, no Centro. 

Procissão Luminosa 

Os fiéis irão percorrer aproximadamente 1,5 Km, até chegar ao SESI onde haverá a bênção do Santíssimo Sacramento. Durante o percurso, os fiéis estarão portando velas. Será uma linda procissão luminosa, onde os presentes terão a oportunidade de caminhar com Jesus no Santíssimo Sacramento. 

É recomendado que as pessoas, principalmente as idosas e crianças que vierem a participar da Solenidade de Corpus Christi estejam bem alimentados e hidratados, com roupas leves e devidamente medicados, caso façam uso de alguma medicação. 

O Esquema de Trânsito 

Conforme publicado no Diário Oficial do município de São Gonçalo, dia 31 de maio, a Secretaria de Transportes (Semtran) montou esquema de trânsito especial para a celebração do Corpus Christi. A partir das 17h da véspera do evento, dia 7 de junho (quarta-feira), a Rua Coronel Moreira César vai ser interditada para a montagem do palco. A interdição será entre os números 21 e 127, até às 4h da quinta-feira (8). 

O tráfego de veículos na Alameda Pio XII terá o fluxo invertido, seguindo a partir da Praça Zé Garoto em direção a Igreja Matriz. Ficará suspenso o ponto de táxi existente na via no período das 17h do dia 7 de junho até o término das festividades. 

Os motoristas precisam ficar atentos, pois pela primeira vez, a partir das 4h da quinta (8), vai começar a funcionar a pista reversível na Avenida Presidente Kennedy, entre a Rua Magistrado Francisco de Assis Fonseca e a Rua General Antônio Rodrigues. 

Ficarão interditadas, até o término da festividade, as seguintes vias: Rua Cel. Moreira César, em toda sua extensão; Rua Dr. Feliciano Sodré, em toda sua extensão; Ruas Lara Vilela e Sá Carvalho, entre a Avenida Presidente Kennedy e a Rua Coronel Moreira César;  Travessa Zeferino Reis, entre a Av. Presidente Kennedy e a Rua Dr. Feliciano Sodré; Rua Salvatori, entre as ruas Dr. Feliciano Sodré e Aluísio Neiva; Rua Eduardo Vieira, Trav. Jorge Soares e Rua Antônio dos Santos Figueiredo, entre as ruas Dr. Nilo Peçanha e Aluísio Neiva; Rua Dr. Nilo Peçanha, entre a Praça Dr. Luiz Palmier e a interseção com a Rua General Antônio Rodrigues. 

Será adotado o regime único de circulação na Rua Aluísio Neiva, no sentido Centro/Estrela do Norte. O trânsito será desviado da seguinte maneira no sentido Barro Vermelho/Centro: Rua Dr. Getúlio Vargas, Av. Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, Av. jornalista Roberto Marinho, Rua Salvatori, Rua José da Silva Pessoa, Rua José Lourenço de Azevedo, Rua Salvatori, Rua Aluísio Neiva, Rua General Antônio Rodrigues e Dr. Nilo Peçanha. 

Os veículos que trafegarem pela Rua Francisco Portela deverão acessar a Rua Magistrado Francisco de Assis Fonseca e utilizarão a faixa reversível pela Av. Presidente Kennedy até a Rua General Antônio Rodrigues. 

Agentes de trânsito estarão pela região auxiliando o fluxo. A Secretaria de Transportes reforça que torna-se proibido o estacionamento de veículos nas vias durante todo o período de interdição. Ao todo, são mais de 600 profissionais da Prefeitura de São Gonçalo envolvidos na organização da festividade. 

Origem da Celebração 

A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. 

Em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal “Trasnsiturus de hoc mundo”, estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. Compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes. 

A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças. 

No Brasil 

No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais. 

A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. 

A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo. 

Durante a Missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja. 

Acompanhe todo o dia festivo através do Youtube da Arquidiocese de Niterói

Por João Dias
Fotos: Íngrid Bianchini

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Postagens Relacionadas
Total
0
Share