A Arquidiocese de Niterói está a erguer uma Nova Catedral, no centro da cidade de Niterói, região Metropolitana do estado do Rio de Janeiro. A obra teve início em 2014, no governo de Dom José Francisco Rezende Dias, que retomou o projeto de construção da Nova Catedral São João Batista projetada pelo Arquiteto Oscar Niemeyer, com estrutura projetada para acolher cinco mil pessoas, em seu interior. Situada às margens da Baía de Guanabara, num local privilegiado pela beleza, a cúpula da Nova Catedral terá 60 metros de diâmetro e a nave central, 80 metros. Na Nova Catedral, que fica no Caminho Niemeyer, haverá uma série de setores de evangelização e prestação de serviços.
Hoje, Aloísio Lannes, engenheiro responsável pelo projeto, informou que o 3º pano de laje (terceiro quadrante) do Caminho da Graditão, começa a ser preparado pada a concretagem no próximo dia 6 de junho. Para o Caminho da Gratidão, serão utilizados um volume de concreto estimado de 400 m³ para os 17 panos de laje que vão compor o espaço.
Os fiéis da Arquidiocese já estão contribuindo com o Caminho da Gratidão, que será uma galeria, com placas de cristal personalizadas, como uma forma de agradecimento às pessoas que estão ajudando a eregir a Nova Catedral. Os interessados em contribuir poderão acessar o site: https://caminhodagratidao.com.br ou ligar para (21) 3602-1741.
Dom José Francisco, Arcebispo de Niterói, em entrevista, recente, destacou que: “A Catedral é a Igreja mãe em uma Arquidiocese. Quando a Santa Sé, no ano de 1892 criou a diocese de Niterói, passamos a utilizar algumas paróquias, no decorrer dos anos como Catedral. A oportunidade de construir uma Igreja Catedral é um privilégio, é um desafio. E experimentamos a providência de Deus que tem em tudo conduzido essa construção. Providência que é testemunhada generosamente por todos os fiéis católicos de nossa Arquidiocese e que, atualmente, podem vislumbrar a belíssima construção sendo erguida e tomando forma.”, disse ele.
“Neste momento da construção, estão sendo erguidas as paredes e as lajes do Caminho da gratidão que, na catedral, são a memória de todos os colaboradores que participam desta obra de fé.”, completou o Arcebispo Metropolitano. As placas de Cristal terão mensagens, testemunhos e homenagens.
No Instagram da Arquidiocese e da Nova Catedral, todas as formas de contribuição, veja, curta e compartilhe:
Por João Dias
Artes: Thiago Maia