A Imagem Peregrina de Fátima, Portugal, visitará a Arquidiocese de Niterói, hoje, dia 17 de maio , a partir das 17h. A imagem será conduzida pelos batedores da PM (Polícia Militar) do Estado do Rio de Janeiro em direção à Paróquia São Judas Tadeu, Icaraí, Niterói. Na Arquidiocese, o Vigário Geral da Arqidiocese, padre Carmine Pascale, receberá a Imagem.
Segundo o Santuário de Fátima, Barra – RJ, que organiza a peregrinação, a Imagem que está em nosso estado irá percorrer várias (arqui) dioceses do Brasil. Ao chegar a Imagem à Paróquia, haverá a recitação do Terço e a Santa Missa, a partir das 18h.
A Paróquia São Judas Tadeu, fica na Avenida Almirante Ary Parreiras, sem número, Icaraí, Niterói.
Sobre a Peregrinação
Através de indicações da Irmã Lúcia, a primeira Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima foi oferecida pelo bispo de Leiria e coroada solenemente pelo arcebispo de Évora, em 13 de maio de 1947. A partir dessa data, a Imagem foi , por diversas vezes, a vários países do mundo inteiro, levando para todos uma mensagem de paz e amor.
A inspiração para este costume aconteceu em 1945, pouco tempo após a Segunda Guerra Mundial , quando um pároco de Berlim propôs que uma imagem de Nossa Senhora de Fátima percorresse todas as capitais e cidades episcopais da Europa, até a fronteira da Rússia.
A ideia foi retomada em abril de 1946, por um representante de Luxemburgo no Conselho Internacional da Juventude Católica Feminina, e, no ano seguinte, no preciso dia da sua coroação, teve início a primeira viagem. Depois de mais de meio século de peregrinação, a Imagem visitou 64 países dos vários continentes.
Entre abril e dezembro de 1953, ela esteve, pela primeira vez, no Brasil, quando devotos, organizados em várias Dioceses, se prepararam com tríduos e orações, para receberem a imagem daquela que, em 1917, apareceu às crianças, Lúcia, Jacinta e Francisco, em Portugal.
Por João Dias
Texto: Sobre a Peregrinação – trechos portal A12
Foto: divulgação – Santuário de Fátima – Barra – RJ