O Arcebispo metropolitano de Niterói, Dom José Francisco, ordenou, na manhã de sábado, 15 de abril, na Paróquia Nossa Senhora da Consceição, em Pacheco, São Gonçalo, os candidatos ao Diaconato: Eloy Rodrigues Maia do Nascimento, Hugo dos Santos Nascimento e Rafael da Silva Pinheiro, que, com seus familiares e toda a igreja, acolheram, com alegria, esse momento especial.
A Santa Missa foi presidida por Dom José Rezende Dias, Arcebispo de Niterói, e concelebrada por Dom Frei Alano Maria Pena, Arcebispo Emérito, também, pelo padre Alan Vieira, reitor do Seminário Arquidiocesano e sacerdotes presentes e os Diáconos.
No sermão, o Arcebispo Metropolitano de Niterói iniciou, dizendo: “Querido irmão no episcopado Dom Alano. Justifico a ausência de Dom Geraldo, devido a um compromisso assumido nesse dia, antes de sua nomeação episcopal. Queridos Pe. Wellington – Vigário Episcopal do Vicariato Alcântara, Pe. Marinho e Pe. Pedro Henrique – que nos acolhem , mais uma vez, nessa paróquia, na pessoa deles , saúdo os demais Vigários Episcopais, presbíteros e diáconos presentes. Queridos consagrados e consagradas, seminaristas, filhos e irmãos no sacramento de batismo aqui presentes e que nos acompanham pelas redes sociais. Minha saudação especial aos familiares dos futuros diáconos. Queridos filhos e candidatos à Ordenação Diaconal: Eloy, Hugo e Rafael.”
Ainda na homilia, Dom José Francisco explicou o que iria acontecer em instantes, segundo ele: “O que viemos , hoje , presenciar nos enche de serena alegria e de conforto espiritual. Vivendo a oitava da Páscoa, no 3º Ano Vocacional do Brasil, com o lema: Corações ardentes e pés a caminho, os seminaristas Eloy, Hugo e Rafael respondendo ao chamado de Deus na Igreja, dentro de alguns minutos, serão ordenados diáconos, no primeiro grau do Sacramento da Ordem, para servir os irmãos, no mandato do Senhor.”
“Como o meu Pai me amou, eu amo vocês. Permaneçam no meu amor. Eu digo isso a vocês , para que vocês participem da minha alegria e a alegria de vocês seja plena. Foi com essas palavras que Jesus se despediu dos seus naquela última memorável ceia. Jesus sabe que suas horas estão contadas. Mas ele não pensa em se esconder ou fugir. Ao contrário. O que ele fez foi organizar uma ceia de despedida, nesse momento delicado para Ele e seus discípulos.“, afirmou o Arcebispo Metropolitano em outro trecho de seu sermão.
Ele finalizou: “Foi nesse momento, que Jesus lhes abriu o coração:
Como o Pai me amou, eu amo vocês… Permaneçam no meu amor…
Cumpram os meus mandamentos… Permaneçam no meu amor…
Eu garanto que a minha alegria permanecerá em vocês e ela será plena…
Esse é o meu mandamento: amem-se uns aos outros…
Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos… Amem-se uns aos outros…
Já não chamo vocês de servos… Amem-se uns aos outros…
Vocês são meus amigos… Mas amem-se uns aos outros…
Não foram vocês que me escolheram… Fui eu que escolhi vocês…
Mas amem-se uns aos outros…
Tudo o que pedirem ao Pai, ele dará…
Mas amem-se uns aos outros…
E é isso o que mando a vocês… Amem-se uns aos outros…
Amem-se… Amem-se…
Esse é o testamento. Voltem a Ele. Voltem sempre a Ele. Quando houver medos, dúvidas, insatisfações … voltem a Ele. Quando houver outras distrações, interesses outros, vantagens melhores… Voltem a Ele.
A volta a Ele será a garantia, a única se posso dizer, de que vocês serão fiéis ao que , hoje , irão prometer. E tudo pode ser novo em suas vidas.
Queridos Eloy, Hugo e Rafael, sinto a alegria e a responsabilidade de ser o canal de Cristo e da Igreja nesta ordenação. Hoje, a Igreja confia a vocês algo do que ela tem de muito importante: o Sacramento do Batismo, o Ministério da Palavra, a Oração da Horas pela Igreja e pelo mundo e o cuidado dos pobres.
Sejam fiéis, agora, no que lhes é confiado. Sejam fiéis. E muito mais lhes será dado.
A Mãe de Jesus e nossa, aqui invocada como Senhora da Conceição, ela que serviu e que sempre serve, seja companheira de vocês, desde agora e para sempre. Até o fim. Amém.”
Logo após, seguiram os ritos de ordenação diaconal e a liturgia eucarística. A Solenidade foi transmitida pelas Redes Sociais da Arquidiocese e rádio Anunciadora.
Por João Dias/ìngrid Bianchini
Fotos: Thiago Maia