A Semana Santa nos traz momentos de recolhimento, celebração e reflexão a respeito dAquele que foi o maior ato de amor pela humanidade, marcando o período mais importante para os cristãos. Domingo de Ramos, 02 de abril, abre a semana que será encerrada, no Domingo de Páscoa, 09 de abril. O Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco, presidirá celebrações na Catedral de São João Batista, no Centro de Niterói.
Domingo de Ramos
A Celebração Eucarística, no domingo, 02 de abril, terá início com a Santa Missa e a procissão de Ramos, às 9h30, na Capela de São Jorge, no Centro de Niterói. Após a proclamação do Evangelho, o Arcebispo seguirá com os fiéis, em procissão, até a Catedral São João Batista, também no centro da cidade, dando continuidade à solenidade.
Missa dos Santos Óleos
Na segunda-feira Santa, dia 11 de abril, a Missa dos Santos Óleos (Missa do Crisma) terá início, às 19h30, na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Pacheco, São Gonçalo. Segundo a liturgia da Igreja, essa Missa é celebrada , na quinta-feira santa, pela manhã, antes da celebração da Santa Ceia. Em algumas Arquidioceses ou Dioceses, esta celebração pode ser antecipada para ocasião mais conveniente, tendo em vista razões pastorais. A dispensa é concedida, por exemplo, como no caso da Arquidiocese de Niterói, pela distância geográfica de algumas paróquias em relação à sede, dificultando a participação dos padres, já envolvidos com os rituais próprios da Semana Santa, em suas paróquias, mas devendo, ao mesmo tempo, participar, da Missa dos Santos Óleos , na Arquidiocese.
Nesta Missa, os padres da Arquidiocese, juntamente com o Arcebispo, renovam os compromissos sacerdotais.
A Missa da unidade ou dos Santos Óleos reúne, em torno do Arcebispo ou do Bispo, o clero da Arquidiocese ou Diocese, padres e diáconos, e todo o povo de Deus, ou , ao menos , uma boa representação das comunidades paroquiais que formam a Arquidiocese ou Diocese. Uma vez caracterizada como uma grande ação de graças a Deus, pela instituição do ministério sacerdotal na Igreja, nela, os padres presentes renovam as promessas sacerdotais.
Na Liturgia da Igreja, evidenciam-se três óleos: Óleo dos ENFERMOS, Óleo dos CATECÚMENOS e Óleo do Santo CRISMA. Os dois primeiros Santos Óleos são abençoados, e o terceiro é consagrado pelo Arcebispo ou Bispo, com todo o seu presbitério.
A Paróquia Nossa Senhora da Conceição está situada na Estrada do Pacheco, 756 – Pacheco, São Gonçalo – RJ.
Missa da Ceia do Senhor – Lava Pés
Na Quinta-feira Santa, 05 de abril, os fiéis participarão da tradicional Missa da Ceia do Senhor – Lava Pés. O Arcebispo presidirá a celebração , às 19h, na Catedral São João Batista. A cerimônia lembra o momento em que Jesus estava reunido com os apóstolos, antes de ser preso. Na ocasião, foram instituídos a Eucaristia e o ministério sacerdotal. Dom José repetirá o gesto de humildade de Jesus, lavará e beijará os pés de doze pessoas.
Sexta-feira da Paixão
A Sexta-feira da Paixão, 06 de abril, é o único dia do ano em que não há Missa nas igrejas católicas do mundo. Para marcar a crucificação e a morte de Jesus, às 15h, o Arcebispo presidirá a Celebração da Paixão, na Catedral São João Batista. O rito é composto por Celebração da Palavra, com a leitura de Salmos e do Evangelho da Paixão, Oração Universal da Igreja, Exaltação da Santa Cruz e Comunhão. Em seguida, os fiéis seguirão a Procissão do Senhor Morto, que percorrerá as Ruas do centro de Niterói.
Ainda , na sexta-feira da Paixão, Dom José presidirá o Sermão das Sete Palavras, na Paróquia de São Judas Tadeu, em Icaraí , às 18h. No Sermão das 7 Palavras de Jesus na Cruz, o celebrante refletirá a respeito das seguintes palavras de profundo significado. 1. “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem”, 2. “Em verdade te digo: hoje estarás comigo no Paraíso”, 3. “Mulher, eis aí o teu filho. Filho eis aí a tua Mãe!”, 4. “Tenho Sede!”, 5. “Meus Deus, meus Deus, por que me abandonastes?”, 6. “Tudo está consumado!”, 7. “Pai, em tuas mãos entrego o meu Espírito!”.
Sábado de Aleluia
No Sábado de Aleluia, a Igreja vivencia a espera da Ressurreição de Jesus. A partir das 19h, do dia 07 de abril, na Catedral de São João Batista, os católicos participarão da Vigília Pascal. A celebração começará com a bênção do fogo e do Círio Pascal, uma grande vela que representa a luz do Cristo Ressuscitado . Durante esse ritual, os católicos renovam as promessas batismais. Em seguida, a Missa seguirá os ritos tradicionais.
Domingo de Páscoa
Na alegria da Ressurreição de Cristo, o Domingo de Páscoa, 08 de abril, marca o início do período Pascal para a Igreja. O tempo litúrgico tem duração de 50 dias, encerrando-se com a Festa de Pentecostes.
Nas Paróquias – Em todas as paróquias, incluídas as Quase-Paróquias e Paróquias militares da Arquidiocese, haverá as celebrações próprias da Semana Santa.
SEMANA SANTA 2023
Programação da Semana Santa com o Arcebispo de Niterói
Dia 02 de abril – Procissão de Ramos, saindo da Capela de São Jorge, em direção à Catedral de São João Batista, às 9h30. A Santa Missa continuará na chegada à Catedral (transmissão pela Rádio Anunciadora e Redes Sociais).
Dia 03 de abril – Missa do Crisma, às 19h30min – Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Pacheco, São Gonçalo (transmissão pela Rádio Anunciadora e Redes Sociais).
Dia 06 de abril – Ceia do Senhor, às 19h – Catedral São João Batista (transmissão pela Rádio Anunciadora e Redes Sociais).
Dia 07 de abril – Celebração da Sexta-feira Santa, às 15h – Catedral São João Batista (transmissão pela Rádio Anunciadora e Redes Sociais).
Dia 08 de abril – Vigília Pascal, às 19h – Catedral São João Batista (transmissão pela Rádio Anunciadora e Redes Sociais).
Por João Dias
Artes: Thiago Maia