Semana Santa com o Arcebipo de Niterói, Dom José Francisco

A Semana Santa nos traz momentos de recolhimento, celebração e reflexão a respeito dAquele que foi o maior ato de amor pela humanidade, marcando o período mais importante para os cristãos. Domingo de Ramos, 02 de abril, abre a semana que será encerrada, no Domingo de Páscoa, 09 de abril. O Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco, presidirá celebrações na Catedral de São João Batista, no Centro de Niterói.

Domingo de Ramos

A Celebração Eucarística, no domingo, 02 de abril, terá início com a Santa Missa e a procissão de Ramos, às 9h30, na Capela de São Jorge, no Centro de Niterói. Após a proclamação do Evangelho, o Arcebispo seguirá com os fiéis, em procissão, até a Catedral São João Batista, também no centro da cidade, dando continuidade à solenidade.

Missa dos Santos Óleos

Na segunda-feira Santa, dia 11 de abril, a Missa dos Santos Óleos (Missa do Crisma) terá início, às 19h30, na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Pacheco, São Gonçalo. Segundo a liturgia da Igreja, essa Missa é celebrada , na quinta-feira santa, pela manhã, antes da celebração da Santa Ceia. Em algumas Arquidioceses ou Dioceses, esta celebração pode ser antecipada para ocasião mais conveniente, tendo em vista razões pastorais. A dispensa é concedida, por exemplo, como no caso da Arquidiocese de Niterói, pela distância geográfica de algumas paróquias em relação à sede, dificultando a participação dos padres, já envolvidos com os rituais próprios da Semana Santa, em suas paróquias, mas devendo, ao mesmo tempo, participar, da Missa dos Santos Óleos , na Arquidiocese.

Nesta Missa, os padres da Arquidiocese, juntamente com o Arcebispo, renovam os compromissos sacerdotais.

A Missa da unidade ou dos Santos Óleos reúne, em torno do Arcebispo ou do Bispo, o clero da Arquidiocese ou Diocese, padres e diáconos, e todo o povo de Deus, ou , ao menos , uma boa representação das comunidades paroquiais que formam a Arquidiocese ou Diocese. Uma vez caracterizada como uma grande ação de graças a Deus, pela instituição do ministério sacerdotal na Igreja, nela, os padres presentes renovam as promessas sacerdotais.

Na Liturgia da Igreja, evidenciam-se três óleos: Óleo dos ENFERMOS, Óleo dos CATECÚMENOS e Óleo do Santo CRISMA. Os dois primeiros Santos Óleos são abençoados, e o terceiro é consagrado pelo Arcebispo ou Bispo, com todo o seu presbitério.

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição está situada na Estrada do Pacheco, 756 – Pacheco, São Gonçalo – RJ.

Missa da Ceia do Senhor – Lava Pés

Na Quinta-feira Santa, 05 de abril, os fiéis participarão da tradicional Missa da Ceia do Senhor – Lava Pés. O Arcebispo presidirá a celebração , às 19h, na Catedral São João Batista. A cerimônia lembra o momento em que Jesus estava reunido com os apóstolos, antes de ser preso. Na ocasião, foram instituídos a Eucaristia e o ministério sacerdotal. Dom José repetirá o gesto de humildade de Jesus, lavará e beijará os pés de doze pessoas.

Sexta-feira da Paixão

A Sexta-feira da Paixão, 06 de abril, é o único dia do ano em que não há Missa nas igrejas católicas do mundo. Para marcar a crucificação e a morte de Jesus, às 15h, o Arcebispo presidirá a Celebração da Paixão, na Catedral São João Batista. O rito é composto por Celebração da Palavra, com a leitura de Salmos e do Evangelho da Paixão, Oração Universal da Igreja, Exaltação da Santa Cruz e Comunhão. Em seguida, os fiéis seguirão a Procissão do Senhor Morto, que percorrerá as Ruas do centro de Niterói.

Ainda , na sexta-feira da Paixão, Dom José presidirá o Sermão das Sete Palavras, na Paróquia de São Judas Tadeu, em Icaraí , às 18h. No Sermão das 7 Palavras de Jesus na Cruz, o celebrante refletirá a respeito das seguintes palavras de profundo significado. 1. “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem”, 2. “Em verdade te digo: hoje estarás comigo no Paraíso”, 3. “Mulher, eis aí o teu filho. Filho eis aí a tua Mãe!”, 4. “Tenho Sede!”, 5. “Meus Deus, meus Deus, por que me abandonastes?”, 6. “Tudo está consumado!”, 7. “Pai, em tuas mãos entrego o meu Espírito!”.

Sábado de Aleluia

No Sábado de Aleluia, a Igreja vivencia a espera da Ressurreição de Jesus. A partir das 19h, do dia 07 de abril, na Catedral de São João Batista, os católicos participarão da Vigília Pascal. A celebração começará com a bênção do fogo e do Círio Pascal, uma grande vela que representa a luz do Cristo Ressuscitado . Durante esse ritual, os católicos renovam as promessas batismais. Em seguida, a Missa seguirá os ritos tradicionais.

Domingo de Páscoa

Na alegria da Ressurreição de Cristo, o Domingo de Páscoa, 08 de abril, marca o início do período Pascal para a Igreja. O tempo litúrgico tem duração de 50 dias, encerrando-se com a Festa de Pentecostes.

Nas Paróquias – Em todas as paróquias, incluídas as Quase-Paróquias e Paróquias militares da Arquidiocese, haverá as celebrações próprias da Semana Santa.

SEMANA SANTA 2023

Programação da Semana Santa com o Arcebispo de Niterói

Dia 02 de abril – Procissão de Ramos, saindo da Capela de São Jorge, em direção à Catedral de São João Batista, às 9h30. A Santa Missa continuará na chegada à Catedral (transmissão pela Rádio Anunciadora e Redes Sociais).

Dia 03 de abril – Missa do Crisma, às 19h30min – Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Pacheco, São Gonçalo (transmissão pela Rádio Anunciadora e Redes Sociais).

Dia 06 de abril – Ceia do Senhor, às 19h – Catedral São João Batista (transmissão pela Rádio Anunciadora e Redes Sociais).

Dia 07 de abril – Celebração da Sexta-feira Santa, às 15h – Catedral São João Batista (transmissão pela Rádio Anunciadora e Redes Sociais).

Dia 08 de abril – Vigília Pascal, às 19h – Catedral São João Batista (transmissão pela Rádio Anunciadora e Redes Sociais).

Por João Dias
Artes: Thiago Maia

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Postagens Relacionadas
Leia mais

Matriz de São Gonçalo recebe conhecimento de seu território com fundação em 1579

Matriz de São Gonçalo confirma registros de fundação do século XVI No último dia 02 de setembro, passados mais de 450 anos, a Igreja Matriz de São Gonçalo de Amarante foi reconhecida através de ata notarial, registrada em cartório no município, como propriedade da Arquidiocese de Niterói. Padre André, pároco da comunidade, explica o desenrolar da documentação. “Foi um longo processo, mas que está próximo de terminar, com a retirada do Registro Geral de Imóveis (RGI), no mês de outubro de 2020. Todo esse processo foi instrumentalizado com pareceres históricos, que trouxeram as evidências necessárias para que ficasse comprovada a posse do terreno onde foi construída a Paróquia ainda no século XVI.” Na ocasião, em reunião privada, estiveram presentes as autoridades eclesiásticas, municipais e estudiosos, para testemunhar esse marco para a cidade, que é o reconhecimento oficial do terreno da Igreja Matriz, local onde o município teve seu início, no entorno da antiga capela, ali erigida em 1579. Com informações de Padre André Luís Por Padre Ricardo Mota  

O post Matriz de São Gonçalo recebe conhecimento de seu território com fundação em 1579 apareceu primeiro em Arquidiocese de Niterói.

Total
0
Share