Hoje, dia 8 de março, comemoramos o Dia Internacional da Mulher, momento para refletirmos sobre a luta por respeito e direitos. Esse dia também é o momento propicio para que todos lutemos para que a mulher não sofra abusos físicos, psicológicos e morais. Neste dia, queremos parabenizar todas as mulheres que, com garra, lutam por respeito e direitos.
O Papa Francisco, em seus pronunciamentos, vem transmitindo sua preocupação com os que sofrem violência, principalmente as mulheres. No Brasil, qualquer tipo de violência contra a mulher, seja abuso físico, psicológico ou moral, deve ser denunciado, através do número 180 ou na delegacia da mulher, e qualquer pessoa pode fazer isso.
“É a Mãe de todos, independentemente de etnia ou nacionalidade. Assim, a figura de Maria torna-se um ponto de referência para uma cultura capaz de superar as barreiras que podem criar divisões. Portanto, no caminho desta cultura da fraternidade, o Espírito nos chama a acolher mais uma vez o sinal de consolação e esperança segura que tem o nome, o rosto e o coração de Maria, mulher, discípula, mãe e amiga. É ao longo deste caminho que o Espírito continua nos dizendo “que os tempos em que vivemos são os tempos de Maria”.
“No caminho da cultura da fraternidade, o Espírito nos chama a acolher mais uma vez o sinal de consolação e esperança segura que tem o nome, o rosto e o coração de Maria”. Palavras do Papa Francisco, no dia 8 de setembro de 2020, na mensagem aos participantes do 25° Congresso Mariológico Mariano Internacional (on-line), sob o tema Maria entre teologia e cultura hoje.
Parabéns para todas as mulheres!
Por João Dias
Arte: Thiago Maia