Alegria e emoção na Ordenação de Dom Geraldo de Paula

O Santuário da Mãe Aparecida recebeu, na manhã de ontem, 20 de dezembro, a Ordenação Episcopal de Monsenhor Geraldo de Paula, nomeado no dia 19 de outubro, para a Arquidiocese de Niterói (RJ). Uma manhã muito especial para a família católica, denominações cristãs e demais autoridades religiosas, que estiveram no Santuário de Nossa Senhora Aparecida.

A Ordenação Episcopal de Dom Geraldo de Paula, Bispo auxiliar da Arquidiocese de Niterói, foi realizada na nave central do Santuário. A cerimônia teve, como Bispo ordenante, o Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias. Muitos bispos de vários locais do país e sacerdotes concelebraram a missa, além de diáconos e muitos religiosos e religiosas.

Dom José Francisco, ao iniciar sua homilia, destacou a unidade de todos:

“Querido Povo de Deus reunido neste Santuário Nacional da Mãe e Senhora Aparecida para testemunhar a sagração episcopal de Mons. Geraldo de Paula Souza;
Querido irmão no Episcopado Dom Orlando Brandes – Arcebispo desta Igreja de Aparecida – minha saudação carinhosa aos Eminentíssimos Cardeais;
Queridos irmãos Arcebispos e Bispos;
Queridos irmãos Padres da Arquidiocese de Niterói e de outras Igrejas Particulares e Congregações, com a saudação especial ao Pe. Marlos Aurélio da Silva – Superior Provincial dos Redentoristas, a quem manifestamos nossa gratidão à família Redentorista pelo 2º filho que presenteiam à Arquidiocese de Niterói;
Queridos irmãos e irmãs consagrados;
Queridos seminaristas, vocacionados, catequistas e todos os operários da Vinha do Senhor;
Prezadas autoridades do poder constituído;
Queridos familiares de Mons. Geraldo de Paula Souza, aos quais agradeço, em nome da Arquidiocese de Niterói, pelo dom do filho que oferecem a Cristo e à Igreja. Deus os abençoe sempre! ;
Querido Povo de Deus que nos acompanha pela TV Aparecida e pelas redes sociais da Arquidiocese de Niterói.”

“Querido Mons. Geraldo de Paula Souza, o meu coração de bispo está feliz, pois tenho a graça e a alegria de ordená-lo, nesta casa da Mãe Aparecida que fala tanto ao seu coração e ao coração de todos nós , brasileiros. Nossa Arquidiocese de Niterói já vivia o Advento aguardando a chegada de um Bispo Auxiliar, e nesse Advento de 2022 , essa esperança se concretiza. Agradeço o seu sim e agradeço , de coração , a Deus, ao Santo Padre, o Papa Francisco, e ao Núncio Apostólico, Dom Giambattista Diquattro, pelo presente concedido à nossa Igreja Arquidiocesana de Niterói.”.

Dom José Francisco prosseguiu:

“Querido Mons. Geraldo, não foi à-toa que o senhor foi batizado, não foi à-toa que o senhor foi iniciado nos sacramentos da vida cristã, não foi ao acaso que o senhor escolheu o caminho do sacerdócio. Cada acontecimento do seu tempo de seminário, cada momento da sua vida sacerdotal, cada queda, cada soerguimento, cada situação de incerteza e de clareza, cada momento estava prenhe de Deus. Nada na sua vida aconteceu simplesmente por acontecer, ao acaso.”.

Deus lhe deu a direção e a vontade de andar. E o senhor andou e foi fiel. Hoje, solenemente, Deus arremata a obra iniciada há 61 anos. Mas arremata para um novo recomeço, numa nova estrada, com uma nova missão. Com a sagração episcopal , o senhor recebe a plenitude do Sacramento da Ordem, com a missão de santificar, ensinar e governar, em comunhão hierárquica com o Sucessor de Pedro e demais membros do Colégio Episcopal. Essa nova missão será vivida com um novo povo, o povo de Deus da nossa querida Arquidiocese de Niterói. Lá, o senhor é chamado a ser um sinal de unidade e comunhão em Cristo.“, ressaltou o Arcebispo Metropolitano de Niterói.

“Que nosso olhar se volte para o Alto, para o Pai das Misericórdias, e seu Filho Único e Amado, Cristo Jesus, nosso Senhor, no amor e na solicitude do Espírito, que tudo gera e a tudo faz brotar.”.

A Virgem Maria, aqui invocada como Senhora Aparecida, que respondeu sim ao chamado do Senhor e moldou a sua caminhada de fé no seguimento de Cristo, como mãe carinhosa , interceda pelo seu ministério apostólico e , como ela , o senhor possa responder a Deus COMO AQUELE QUE SERVE dizendo: Faça-se em mim, segundo a tua Palavra. Amém!“, finalizou Dom José Francisco.

Após a homilia, aconteceram os ritos centrais da ordenação episcopal. Assim como a da diaconal e da presbiteral, ocorreu a imposição das mãos de todos os Bispos presentes, que eram os concelebrantes. Depois da imposição, e antes da oração consecratória, colocou-se sobre a cabeça de Dom Geraldo de Paula o livro dos Evangelhos, aberto por dois diáconos permanentes.

Dom José Francisco, ordenante principal, rezou a “Oração consecratória” e os concelebrantes rezaram juntos a parte central, que invoca o Espírito Santo sobre o eleito. O conteúdo da oração é baseado no texto de Hipólito de Roma, um pedido ao Pai, para que o ordenando obtenha o mesmo Espírito de governo que Jesus recebeu e transmitiu aos seus apóstolos, para a edificação da Igreja.

A celebração continuou, com a Liturgia Eucarística. Antes da bênção final, Padre Carmine Pascale, Vigário Geral da Arquidiocese, proferiu um breve discurso:

Excelentíssimo e Reverendíssimo D. José Francisco, Eminentíssimos e Reverendíssimos Senhores Cardeais, Excelentíssimos e Reverendíssimos Srs. Arcebispos e Bispos, Reverendíssimos Presbíteros e Diáconos, Consagrados, autoridades presentes, irmãos e irmãs.
É, com alegria e esperança, que o acolhemos, D. Geraldo, em nossa Arquidiocese de Niterói, concretizando, hoje, a expectativa feliz que foi gerada no dia 19 de outubro, quando de sua nomeação pelo Santo Padre. Já ali, o acolhíamos em nosso coração, certos de que irá somar, como aquele que serve, conforme manifesta o lema que escolheu para o seu episcopado, caminhando ao lado de D. José Francisco, vivendo por Ele, para Ele, em harmonia total de ‘lemas’ …
Mais uma vez, teremos, entre nós, um Bispo redentorista, na esteira de D. José Gonçalves, nosso segundo Arcebispo. Já nessa realidade, e entregue pelas mãos da Senhora Aparecida, sua presença vem – nos lembrar de que o sentido está no Redentor, a ser buscado e anunciado. É nossa missão levar a Boa Nova aos pobres ‘com evangélica simplicidade de vida e de linguagem’ e, como acentuam, ainda, as Constituições Redentoristas, ‘ fortes na fé, alegres na esperança, fervorosos na caridade, inflamados no zelo, humildes e sempre dados à oração’.
Damos graças a Deus, nesta manhã, D. Geraldo, por tê-lo enviado a nós , neste momento, e quero crer que é uma hora ainda mais especial, pois o senhor chega em pleno Ano Vocacional, o 3º em nosso Brasil, e há de nos ajudar a todos a ter um coração sempre mais ardente pelo Senhor, a colocar os pés a caminho, conscientes de que a vocação, cada vocação, é a um só tempo graça e missão. E o senhor, sempre dedicado ao trabalho vocacional, irá nos auxiliar, de forma a seguirmos discernindo, descobrindo e respondendo, todos os dias, à nossa vocação, conforme apela nos livros que publicou, e que já nos enchem de santa curiosidade, ‘ separados ‘ para a primeira oportunidade de leitura…
Sei, D. Geraldo, que o desafio será grande, com missão nova, transformada neste dia, no entanto , é fruto do desejo do Coração de Deus. E se traz desafios, sabemos que terão nEle mesmo o sustento. Ele não prometeu que seria fácil, afinal, mas garantiu estar conosco sempre! E estaremos todos com os joelhos dobrados, como deve ser, em unidade, em comunhão.
Manifesto ao senhor, em nome de toda a Arquidiocese, e, como membro do Clero da Igreja Particular de Niterói, nosso espírito de obediência, docilidade, humildade, como filhos e colaboradores seus e de D. José Francisco, que já está ansioso, pois precisa de braços ao seu lado, não é, D. José?
Enfim, D. Geraldo, sinta-se abraçado por nós, por todo o clero, por todo o Povo de nossa Arquidiocese, a partir de agora , confiado também ao seu pastoreio, sempre ao lado de nosso pai e pastor. O senhor deixa agora a sua ‘ casa redentorista’, mas estará sob o olhar do Redentor, lá do outro lado da Baía, águas à frente, sinalizando a vida a ser gerada e cultivada por todos nós. Que o senhor, então, possa assumir essa missão de agora como caminhante que aponta esse Redentor, e , com simplicidade, nos leve, com D. José, a servir ao Reino.
Deixamos a nossa gratidão aos Redentoristas por esse servo que nos oferecem. E, de nossa parte, D. Geraldo, desejamos que seja bem-vindo. Sinta-se em casa, em sua nova casa, a Arquidiocese de Niterói, junto a seu irmão, D. José Francisco, e de todos os filhos, numerosos filhos, que ,hoje , recebe, representados aqui por esta assembleia. Nós nos encontraremos, novamente, em Niterói, no dia 4 de fevereiro, em sua apresentação a todo o povo! Até lá!”

Dom Geraldo de Paula, ao final, agradeceu a todos. Eis a íntegra do discurso:

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
SALVE MARIA.
EMINÊNCIAS REVERENDÍSSIMAS CARDEAL DOM ODILO PEDRO SCHERER, ARCEBISPO DE SÃO PAULO e CARDEAL DOM ORANI JOÃO TEMPESTA, ARCEBISPO DO RIO DE JANEIRO;
EXCELÊNCIAS REVERENDÍSSIMAS DOM JOSÉ FRANCISCO REZENDE DIAS, ARCEBISPO DE

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.

SALVE MARIA.

EMINÊNCIAS REVERENDÍSSIMAS CARDEAL DOM ODILO PEDRO SCHERER, ARCEBISPO DE SÃO PAULO e CARDEAL DOM ORANI JOÃO TEMPESTA, ARCEBISPO DO RIO DE JANEIRO; EXCELÊNCIAS REVERENDÍSSIMAS  DOM JOSÉ FRANCISCO REZENDE DIAS, ARCEBISPO DE NITERÓI E PRESIDENTE DESSA SANTA EUCARISTIA EM QUE ORDENOU-ME BISPO, DOM JOSÉ LUIZ MAJELLA DELGADO E DOM ROGÉRIO AUGUSTO DAS NEVES, QUE FORAM OS MEUS COORDENANTES; ARCEBISPOS, BISPOS, SACERDOTES, DIÁCONOS, MISSIONÁRIOS REDENTORISTAS, RELIGIOSOS, RELIGIOSAS, FAMILIARES, AMIGOS LEIGOS, AMIGAS LEIGAS DE PERTO E DE LONGE, AUTORIDADES CIVIS, DEVOTOS DE NOSSA SENHORA APARECIDA; E TANTOS IRMÃOS E IRMÃS QUE REZAM CONOSCO ATRAVÉS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO.

NESTE DIA EM QUE PELA GRAÇA DE DEUS FUI ORDENADO BISPO QUERO AGRADECER A TODOS VOCÊS PELA PRESENÇA, APOIO E ORAÇÕES DEMONSTRANDO A SUA UNIDADE PARA COMIGO, AJUDANDO-ME A SENTIR FORTALECIDO E ANIMADO PARA ESSA NOVA MISSÃO.

ATRAVÉS DE DOM ORLANDO BRANDI, ARCEBISPO DE APARECIDA E DOS MISSIONÁRIOS REDENTORISTAS PE. MARLOS AURÉLIO DA SILVA, PROVINCIAL REDENTORISTA, PE. EDUARDO CATALFO, REITOR DESSE SANTUÁRIO, PE. LUIS CLÁUDIO ALVES DE MACEDO, ECÔNOMO E PADRE DIEGO ANTONIO DA SILVA, PREFEITO DO SANTUÁRIO, PE. FÁBIO EVARISTO, DIRETOR DA EDITORA SANTUÁRIO, MANIFESTO O MEU AGRADECIMENTO MUITO ESPECIAL   PELO   APOIO EM TODOS OS SENTIDOS A MINHA ORDENAÇÃO EPISCOPAL. DEUS OS ABENÇOE SEMPRE, MUITO OBRIGADO. OBRIGADO TAMBÉM AOS PADRES MARLOS AURÉLIO DA SILVA E DOUGLAS ALVES FONTES QUE FORAM OS PADRES ASSISTENTES NA MINHA ORDENAÇÃO, AOS PADRES LUIS CLAUDIO E DIEGO , DO SATUÁRIO DE NS APARECIDA  E RICARDO DA ARQUIDIOCESE DE NITEROI, AOS SEMINARISTAS, ACÓLITOS, CORAL E ORQUESTRA DO SANTUÁRIO E LEIGOS E LEIGAS QUE NOS AJUDARAM A REZAR PREPARANDO TODA LITURGIA DA ORDENAÇÃO. 

DEUS ME CHAMA PARA O SERVIÇO DE BISPO E ME COLOCO TOTALMENTE A DISPOSIÇÃO DELE PARA ESSE MISSÃO COM O NOSSO ARCEBISPO DOM JOSÉ FRANCISCO EM NITEROI. SEI QUE A VIDA DE ORAÇÃO, A PALAVRA DEUS, O SACRAMENTO DA EUCARISTIA CONTINUARÃO A SER OS ALIMENTOS NECESSÁRIOS PARA CUMPRIR BEM A MISSÃO A MIM DESIGNADA.

COMIGO LEVO TODA A MINHA FORMAÇÃO RELACIONAL E DEVOCIAONAL MARIANA RECEBIDA NA FAMILIA, TODA A FORMAÇÃO HUMANA, CRISTÃ E RELIGIOSA JUNTO A FAMILIA REDENTORISTA, O APRENDIZADO NO CONVÍVIO FRATERNO E DE APROFUNDAMENTO DA FÉ ATRAVÉS DA VIVÊNCIA NAS DIVERSAS COMUNIDADES POR ONDE PUDE PASSAR, DIVERSAS CASAS DE FORMAÇÃO;  EM MAUÁ, SP; CONCEIÇÃO DOS OUROS, MG.; NO SANTUÁRIO DE NS APARECIDA, NAS SANTAS MISSÕES, NA DAMAIA E VENDA NOVA EM PORTUGAL, NA PARÓQUIA NS DO PERPÉTUO SOCORRO EM SÃO PAULO;  DESTACO TAMBÉM O GRANDE TRABALHO EM MUTIRÃO FEITO PELO CESEEP ATRAVÉS DO CURSO DE VERÃO ONDE PUDE PARTICIPAR POR 25 ANOS. SEMPRE APRENDI POR ONDE PASSEI E CONVIVI E PUDE COMPARTILHAR OS MEUS DONS COM TANTOS IRMÃOS E IRMÃS. LOUVADO SEJA DEUS POR TUDO.

Reveja a íntegra da Ordenação Episcopal no Facebook da Arquidiocese:

Por João Dias
Fotos: Thiago Leon/Santuário Nacional
Redes Sociais e seleção de fotos: Thiago Maia
Imagens cedidas pelo portal A12/TV Aparecida

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Postagens Relacionadas
Total
0
Share