Monsenhor Geraldo de Paula recebe Insígnias Episcopais

No dia 12 de dezembro, Monsenhor Geraldo de Paula, nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Niterói (RJ), participou da Missa. Na celebração que teve a presidência, Dom José Francisco, e contou com a presença do Vigário Geral da Arquidiocese de Niterói, padre Carmine Pascale, Dom Luiz Ricci, Bispo da diocese de Nova Friburgo e padres da Arquidiocese de Niterói.

Durante a Celebração, Monsenhor Geraldo de Paula faz sua profissão solene de fé e fidelidade ao Papa, sucessor do Apóstolo Pedro. Na ocasião, também foram abençoadas as Insígnias Episcopais: báculo, mitra, anel e cruz peitoral do futuro bispo auxiliar de Niterói. Este é o primeiro ato que antecede a celebração que o conferirá o grau do episcopado, como sucessor dos Apóstolos.

Segundo o Cerimonial dos Bispos, as insígnias episcopais simbolizam o serviço, a jurisdição, a prudência, o amor e a fidelidade do bispo à Igreja e àqueles que lhe foram confiados.

Insígnias Episcopais

Cruz peitoral: Era costume de os primeiros cristãos trazerem consigo algum objeto sagrado que evocasse a lembrança de Nosso Senhor. Em ocorrências de perigo extremo, chegavam a levar consigo no peito a Santíssima Eucaristia. Mais tarde, usou-se a cruz como distintivo dos cristãos. Desde o século XIII, ficou reservada aos bispos.

Anel: O bispo utiliza-se também de um anel, que simboliza sua união existente com a diocese local.

Mitra: (latim: mitra, faixa) – Nas origens a mitra era uma faixa estreita, presa a fronte por meio de cordões. Atualmente, vem a ser uma espécie de capacete de forma elevada, com duas fitas atrás caindo nas costas, vestígios dos cordões que outrora seguravam a mitra na cabeça do bispo. A mitra indica o poder episcopal e o zelo que lhe compete em prol da religião.

Báculo: É um bastão de uso muito remoto. Já o vemos no século IV. O báculo representa o cajado do pastor que assiste a obrigação de dirigir o rebanho e de guardá-lo no aprisco. É uma insígnia de jurisdição e, por isso, o bispo não o pode usar fora da sua diocese.

Por João Dias
Fotos: Padre Alex Coutinho Abreu

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Postagens Relacionadas
Total
0
Share