No dia 12 de dezembro, Monsenhor Geraldo de Paula, nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Niterói (RJ), participou da Missa. Na celebração que teve a presidência, Dom José Francisco, e contou com a presença do Vigário Geral da Arquidiocese de Niterói, padre Carmine Pascale, Dom Luiz Ricci, Bispo da diocese de Nova Friburgo e padres da Arquidiocese de Niterói.
Durante a Celebração, Monsenhor Geraldo de Paula faz sua profissão solene de fé e fidelidade ao Papa, sucessor do Apóstolo Pedro. Na ocasião, também foram abençoadas as Insígnias Episcopais: báculo, mitra, anel e cruz peitoral do futuro bispo auxiliar de Niterói. Este é o primeiro ato que antecede a celebração que o conferirá o grau do episcopado, como sucessor dos Apóstolos.
Segundo o Cerimonial dos Bispos, as insígnias episcopais simbolizam o serviço, a jurisdição, a prudência, o amor e a fidelidade do bispo à Igreja e àqueles que lhe foram confiados.
Insígnias Episcopais
Cruz peitoral: Era costume de os primeiros cristãos trazerem consigo algum objeto sagrado que evocasse a lembrança de Nosso Senhor. Em ocorrências de perigo extremo, chegavam a levar consigo no peito a Santíssima Eucaristia. Mais tarde, usou-se a cruz como distintivo dos cristãos. Desde o século XIII, ficou reservada aos bispos.
Anel: O bispo utiliza-se também de um anel, que simboliza sua união existente com a diocese local.
Mitra: (latim: mitra, faixa) – Nas origens a mitra era uma faixa estreita, presa a fronte por meio de cordões. Atualmente, vem a ser uma espécie de capacete de forma elevada, com duas fitas atrás caindo nas costas, vestígios dos cordões que outrora seguravam a mitra na cabeça do bispo. A mitra indica o poder episcopal e o zelo que lhe compete em prol da religião.
Báculo: É um bastão de uso muito remoto. Já o vemos no século IV. O báculo representa o cajado do pastor que assiste a obrigação de dirigir o rebanho e de guardá-lo no aprisco. É uma insígnia de jurisdição e, por isso, o bispo não o pode usar fora da sua diocese.
Por João Dias
Fotos: Padre Alex Coutinho Abreu