Reveja a Solenidade da Imaculada Conceição com Dom José Francisco

Maria Santíssima, aquela que é toda pura, preservada do pecado original, Nossa Senhora Imaculada Conceição. Uma festa valiosa, dia de preceito, quando se volta o olhar para contemplar a Bendita entre todas as mulheres. Este dogma da Igreja foi proclamado pelo Papa Pio IX, no dia 08 de dezembro de 1854. “Maria foi imune de toda mancha da culpa original desde o primeiro instante de sua concepção, em vista dos méritos de Cristo” (Bula “Ineffabilis Deus”).

A festa não existia, oficialmente, no calendário da Igreja. Os estudos e discussões teológicos avançaram através dos tempos, sem consenso positivo. Quem resolveu a questão foi um frade franciscano escocês, grande doutor em teologia, chamado Bem-Aventurado João Duns Scoto, que morreu em 1308. Na linha de pensamento de São Francisco de Assis, ele defendeu a Conceição Imaculada de Maria, como início do projeto central de Deus: o nascimento do Seu Filho feito homem, para a redenção da humanidade.

Transcorrido um longo tempo, a festa acabou sendo incluída no calendário romano, em 1476. Em 1570, foi confirmada e formalizada pelo Papa Pio V, na publicação do novo ofício e, finalmente, no século XVIII, o Papa Clemente XI tornou-a obrigatória para toda a cristandade. Em 1858, a própria Senhora confirmava essa verdade, aparecendo à Bernadete, na cidade francesa de Lourdes: “Eu sou a Imaculada Conceição”.

Ontem, dia 08 de dezembro, a Solenidade de Nossa Senhora Imaculada Conceição, a mais elevada e preciosa na Igreja, foi comemorada nas paróquias da Arquidiocese de Niterói. Dom José Francisco, Arcebispo de Niterói, presidiu Santa Missa na Arquiconfraria Nossa Senhora da Conceição, Centro, Niterói; na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Porto Novo, São Gonçalo e na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Pachecos, São Gonçalo.

Reveja essa linda celebração:

Por João Dias
Foto: reprodução do YouTube

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Postagens Relacionadas
Total
0
Share