Prezados irmãos, vamos recordar um pouco como viveu Francisca de Paula de Jesus Nhá Chica representando o verdadeiro estilo de vida cristã.
Seguindo as palavras do Mestre, Nhá Chica viveu renunciando a todas as coisas do mundo, tendo o seu coração voltado para as coisas de Deus, praticando a caridade, juntamente com a humildade, a doçura e, acima de tudo, a generosidade.
Percorreu, com entrega total, os caminhos de Jesus, um caminho que passou pela cruz, na certeza de que, nesse caminho, encontraria a verdadeira alegria.
Viveu em uma época em que enfrentou todo tipo de dificuldade, começando pelo fato de ser negra, analfabeta e filha de escrava, porém, mesmo tendo de enfrentar as situações que o mundo colocava à sua frente, nunca desistiu da caminhada, entendendo, desde muito cedo, que é possível encontrar a verdadeira felicidade, quando seguimos as pegadas do Mestre, porque o Filho de Deus, Jesus Cristo, foi o primeiro a percorrer esse caminho.
Para Nhá Chica, era impossível pensar em uma vida cristã, deixando de lado o caminho da humildade, da humilhação, da renúncia a si mesmo, pois sabia que devia se entregar, totalmente, aos planos de amor de Jesus. Sem a cruz, o estilo cristão não é cristão e se, na cruz, não tiver a presença de Jesus, ela não é cristã. O estilo cristão toma a cruz com Jesus e vai em frente.
O caminho que salva e oferece alegria a todos os cristãos é o caminho da renúncia de si, diferente do caminho do egoísmo, do apego aos bens materiais, e este caminho é aberto a todos, porque representa vida.
O seguimento de Jesus representava para Nhá Chica uma alegria maior, porque o caminho do Mestre e Senhor renova a esperança, antagônica ao caminho do mundo.
Seguir o estilo cristão significava percorrer o caminho do Senhor, em que cada um o faz como pode, para oferecer vida e resgatar a dignidade do outro, esquecendo-se de si mesmo, praticando o espírito da generosidade.