Vice-Reitor do Seminário Arquidiocesano fala do Curso para Reitores e Formadores

Está acontecendo, em Roma-Itália, o Curso para Reitores e Formadores de Seminários da América Latina. Este evento se estende até sábado, 19 de novembro. Um dos pontos altos do curso foi a audiência, na quinta-feira, 10 de novembro, na Sala Clementina, no Vaticano, onde os participantes do Curso para Reitores e Formadores de Seminários da América Latina foram recebidos pelo Papa Francisco.

A Arquidiocese de Niterói está sendo representada pelo Vice-Reitor do Seminário Arquidiocesano São José, padre Alan Vieira, que conversou comigo, durante um intervalo do Curso. O sacerdote explicou que “todos os anos o Dicastério para o Clero, entidade da Santa Sé responsável pelos assuntos relativos ao sacerdócio na Igreja, organiza um curso para os reitores e formadores de seminário. Dos dias 07 a 19 deste novembro, estamos reunidos, sacerdotes formadores de toda América Latina. São 133 padres , aprendendo e compartilhando experiências de êxitos e desafios no processo formativo dos futuros sacerdotes das nossas Igrejas locais.”.

“No último dia 10, tivemos a graça de poder concelebrar a Santa Missa na Basílica de São Pedro e, em seguida, reunirmo-nos na Sala Clementina para uma audiência privada com o Santo Padre! O Papa Francisco chegou, andando com dificuldade, e foi acolhido ao som de ‘La Guadalupana’ ; cumprimentou a todos e entregou para o secretário do Dicastério, para que nos fosse disponibilizado, posteriormente, um texto de 12 páginas preparado para esse momento, mas que deixou de lado a fim de poder falar a partir do coração.”, descreveu ele como muita alegria.

E completou: “Falou-nos que o padre precisa ser próximo, mas não de qualquer maneira, senão ao estilo de Deus que é próximo com misericórdia e ternura (“Não podem ser padres que saibam três ou quatro coisas e não sabem dialogar. Proximidade, misericórdia e ternura!”). Em seguida, insistiu nas quatro proximidades que deve ter o sacerdote: ‘proximidade com Deus, com o bispo, com o clero e com o povo de Deus’. Foi um momento de grande graça em que pudemos renovar nosso sim a Deus e à Igreja no serviço pastoral, em comunhão com Pedro. Ele cumprimentou a todos, individualmente, recebeu e deu presentes. Também aqui nos dá um belo testemunho, sendo já idoso e com fortes dores, como gasta tempo com cada um, acolhendo com um sorriso largo e sincero, manifestando a alegria da vocação!”, enfatizou padre Alan Vieira.

O sacerdote aproveitou a breve entrevista para agradecer. “Agradeço a Deus essa oportunidade de crescimento na vivência do sacerdócio e de incentivo no serviço da formação sacerdotal! Junto a mim estão milhares de pessoas que carrego no coração, nossa Arquidiocese mesma!”, finalizou o Vice-Reitor abençoando os leitores.

Por João Dias
Foto: Reprodução do Instagram

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Postagens Relacionadas
Total
0
Share