CEN entra na reta final com a conclusão do Simpósio Teológico e das Catequeses Públicas

Segundo o Portal do 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), hoje, dia 14 de novembro, o Congresso vem chegando ao fim, ainda, segundo ele, acontece, neste dia , a conclusão do Simpósio Teológico e das Catequeses Públicas. Ambas as atividades acontecem no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon). O CEN é um dos mais importantes eventos da Igreja Católica no Brasil e ,nesta edição, reuniu mais de 180 bispos e de 1,2 mil padres, além de religiosos e religiosas, diáconos, seminaristas e leigos.

Dom José Francisco, Arcebispo Metropolitano de Niterói, e atual presidente do Regional Leste 1 da CNBB, se fez presente. O Arcebispo enviou algumas fotos que foram publicadas nas Redes Sociais da Arquidiocese de Niterói. Hoje, é o quarto e penúltimo dia de Congresso, e a programação começa, às 8h , com a Missa celebrada na capela montada no mezanino do pavilhão do Cecon. Em seguida, serão reabertas a Feira Católica, com mais de 140 expositores de diversos segmentos do mercado religioso, e as exposições “Testemunhas de Santidade” e das Pastorais Sociais.

Simpósio Teológico

A última conferência do Simpósio Teológico será ministrada pelo arcebispo de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira de Azevedo. O prelado apresentará o tema “Eucaristia: alimento para a missão”, no Teatro Guararapes, a partir das 9h.

Única atividade paga do Congresso, o Simpósio tem o objetivo de aprofundar o mistério da Eucaristia – “fonte e ápice de toda vida cristã” – a partir do Texto-Base. Esse subsídio reúne escritos de religiosos, doutores e estudiosos em sete capítulos que se desdobram, a partir do tema “Pão em todas as mesas” e lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles” (At 2,46) do CEN.

Após a conferência, às 11h, os congressistas se dividirão para participar das oficinas: “Celebração Eucarística: ritos e formas” , com o bispo de Paranaguá (PR) e presidente da Comissão Episcopal de Pastoral para a Liturgia da CNBB, Dom Edmar Peron, no Teatro Guararapes; “Eucaristia e missão em Aparecida e na Evangelii Gaudium( itálico )”, conduzida pelo secretário nacional da Pontifícia União Missionária, Padre Antônio Niemiec, no Auditório Tabocas; “Eucaristia e iniciação à vida cristã” será ministrada no Auditório Beberibe pelo arcebispo de Santa Maria (RS), Dom Leomar Brustolin.

Catequeses Públicas

Visitantes da Feira Católica do 18º CEN têm a oportunidade de participar das Catequeses Públicas ministradas por bispos, sacerdotes, religiosas e leigos no palco montado no pavilhão do Cecon.

Neste último dia de formações, a professora da Universidade Federal de Roraima e integrante da Rede Eclesial Panamazônica (Repam) Márcia Oliveira vai apresentar a palestra “Eucaristia e Sinodalidade na Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”. A primeira catequese tem início às 14h.

O padre Reginaldo Manzotti irá ministrar a última catequese pública, a partir das 16h. O sacerdote da Arquidiocese de Curitiba, que também é cantor, escritor e apresentador, traz para o 18º CEN o tema “Eucaristia, comunicação e evangelização”.

Programação Cultural

O 18º Congresso Eucarístico Nacional também abre espaço para a cultura com shows e apresentações artísticas tanto no Cecon, quanto em outros espaços do Grande Recife. Tudo de graça.

O padre Fábio de Melo é uma das atrações desta segunda-feira (14). O sacerdote traz seu mais recente show para o Teatro Guararapes, a partir das 20h. Os ingressos estão esgotados.

No Teatro de Santa Isabel, o público poderá assistir ao concerto “O canto do chão: música litúrgicas do Nordeste”. O espetáculo vai apresentar as obras de Nicolaas Vale, Reginaldo Veloso e dos padres Jaime Diniz, SIlvio Milanez, Mabel Bezerra e Geraldo Leite Batos. O show tem início às 20h e os ingressos podem ser retirados no balcão de credenciamento do 18º CEN, no Centro de Convenções, ou 1 hora antes na bilheteria do teatro.

No palco da Feira Católica também haverá muita música e dança com o Coral da Unimed, às 13h; com o Padre Joãozinho, SCJ, às 15h; e com Maracatu Cambida Brasileira, de Nazaré da Mata (PE), a partir das 18h.

Com informações da Assessoria do CEN
Fotos: Dom José Francisco

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Postagens Relacionadas
Total
0
Share