A Pastoral da AIDS, vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é um serviço da Igreja Católica do Brasil, organizado desde 2002, para ajudar nos desafios que a epidemia da AIDS apresenta para a sociedade, governo e Igreja.
Ciente de que a epidemia exige uma ação global para seu efetivo enfrentamento, a Pastoral da AIDS, animada pela fé em Jesus Cristo, como Igreja, pretende contribuir com o conjunto dos que lutam no enfrentamento da AIDS para diminuir o número de infecções e garantir vida digna para todas as pessoas que vivem e convivem com HIV/AIDS.
Convocados pelo bispo referencial e presidente, bispo da diocese de Nova Friburgo (RJ), dom Luiz Antonio Lopes Ricci, e reunidos em Assembleia em 14 de outubro de 2022, na cidade de Vitória (ES), sob a intercessão de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado do Espírito Santo, os associados da Pastoral da AIDS elegeram para o serviço de Secretário Executivo Nacional para o próximo triênio, o Evandro Ferrete.
Também foi definido como prerrogativa que a secretaria nacional será instituída onde estiver o secretário. Desta forma, permanecerá por mais um período no Regional Leste 3, com a indicação feita pelo bispo referencial para a missão de assessor eclesiástico nacional, o padre Antônio Peroni Filho.
A Pastoral da AIDS com o objetivo de incentivar o cuidado de si e dos outros, humanizando relações e promovendo a vida como bem maior frente à realidade da AIDS, visa continuar a estreitar os laços entre agentes, lideranças regionais e diocesanas envolvidas em práticas eclesiais de assistência e prevenção e aprofundando a missão e a contribuição específica da Igreja no enfrentamento da epidemia, sempre comprometida para que a vida prevaleça.
Atualmente organizada em 18 regionais da CNBB, com um(a) coordenador(a) regional, indicado(a) por seu regional e referendado(a) em Assembleia, que junto com a Secretaria Nacional irão compor a Coordenação Nacional da Pastoral da AIDS.
O secretário executivo, Evandro Ferrete, que foi reeleito para o triênio 2023-2026, destaca que ao ser eleito em 2019 assumiu a missão de articular e congregar os agentes, de forma especial os coordenadores regionais, animando e motivando, para que dentro de cada realidade local, fosse formado uma grande rede nacional. Segundo ele, não foi uma tarefa fácil uma vez que logo no primeiro ano o mundo enfrentou a pandemia da COVID-19, marcado por inúmeras perdas e pelo distanciamento social.
“Quando enfim em 2022 a Coordenação Nacional, composta pelos coordenadores de todos os regionais com a presença da Pastoral da Aids, se reúnem em assembleia em Vitória no Estado do Espírito Santo, demonstram o desejo de que eu permaneça por mais um período como secretário nacional, me vem dois sentimentos: o primeiro de alegria pelo carinho e confiança de todos no meu trabalho e o segundo de motivação em querer cada dia mais fazer o meu melhor para que, em comunhão, possamos juntos construir uma sociedade livre do preconceito e da discriminação, que tenha o respeito a vida como bem maior, e que ao cuidar de si possamos cuidar do outro”, destaca Evandro Ferrete.
Como Igreja viva e missionária, a pastoral contribui para com as ações de prevenção as IST/AIDS, acolhida e solidariedade às pessoas vivendo e convivendo com HIV/AIDS, incidência política, formações e demais articulações dentro e fora do âmbito da Igreja, visando avançar na construção de uma sociedade mais fraterna e solidária, livre do estigma, preconceito e da discriminação.
Coordenação Nacional da Pastoral da Aids
Bispo referencial e presidente:
Dom Luiz Antônio Lopes Ricci – e-mail: [email protected]
Assessor Eclesiástico Nacional:
Padre Antônio Peroni Filho – e-mail: [email protected]
Secretário-executivo:
Evandro Ferrete – e-mail: [email protected]
Assessoria de Comunicação:
Fabíola Sian – e-mail: [email protected]
Secretaria Nacional
Rua dos Pardais nº 14 – bairro Eurico Salles
CEP: 29160-169 – Serra (ES)
Fone: (27) 3238-0642 – (27) 99800-9387
E-mail: [email protected]
Íntegra da CNBB